sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Ele vai voltar - O presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, já tem data para retornar a Santa Cruz do Capibaribe. No próximo dia 3 de setembro, um sábado, ele participará de mais uma motociata, promovida pelos seus apoiadores e eleitores, entre a Capital das Confecções e Caruaru, assim como aconteceu há exatamente um ano.

O roteiro - A agenda ainda é extraoficial, no entanto deverá ser confirmada nos próximos dias, com detalhes como, horários e percurso a ser percorrido pelo presidente e sua comitiva. Petrolina, no sertão, também deverá receber a visita de Bolsonaro, no domingo, dia 4 de setembro.

O foco - Bolsonaro volta a Santa Cruz e agora em pleno período eleitoral, com o objetivo de turbinar, além da sua candidatura, os projetos eleitorais de, Anderson Ferreira (candidato ao Governo do Estado), Gilson Machado Neto (candidato ao Senado Federal) e do santa-cruzense Robson Ferreira (candidato a deputado federal).

A turma do presidente - Óbvio que nomes como, Clarissa de Tércio, Abimael Santos, Cleiton Collins, Michele Collins e outros do segmento Bolsonarista no estado também tirarão uma ‘casquinha’ na vinda de Bolsonaro ao Polo de Confecções, afinal de contas, todos seguem cegamente sua cartilha política.

A carta - Quase um ano após a vinda de Bolsonaro a Santa Cruz a cidade ainda não colheu fruto algum de tal visita. Um carta assinada por Menininho, síndico do Moda Center Santa Cruz, com o que ele a diretoria julgavam ser ‘importantes reivindicações para a região’, chegou a ser entregue a Bolsonaro.

Tempo perdido - Pontos como, a integração do Rio Capibaribe à Transposição do São Francisco, a conclusão da duplicação da BR-104, para melhorar o escoamento das vendas no Moda Center, a conclusão da Ferrovia Transnordestina e a edificação de uma Escola Técnica Federal em Santa Cruz do Capibaribe, nunca sequer foram pauta do Governo Bolsonaro desde a sua vinda a Santa Cruz.

Só política - Se há um ano ainda existia alguma nuance institucional na vinda de Bolsonaro a nossa cidade, desta vez, a pegada será meramente política, um evento puramente eleitoral, com público direcionado e objetivo bem definido.

Debate necessário - A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe divulgou a programação oficial de mais uma Semana da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo, segundo o prefeito Fábio Aragão, não somente oferecer diversos serviços e ações em prol das pessoas com deficiência, como também, conscientizar os demais populares sobre a inclusão e o respeito.

Debate necessário II - A edição de 2022 inicia no próximo domingo, dia 21 de agosto e segue até o dia 27, contando com o trabalho integrado entre as secretarias de Educação, Saúde, Governo e Desenvolvimento Social, Defesa Social, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.

Mais uma novela - Na noite desta quinta-feira o Blog da Polo noticiou que o Ministério Público Eleitoral ingressou com ação de impugnação contra o registro de candidatura de José Augusto Maia ao cargo de deputado federal. De acordo com o órgão, Zé está inelegível por ter cometido irregularidades que configuraram atos dolosos contra a Administração Pública, o que eventualmente caracteriza improbidade administrativa.

O motivo - Ele teve as contas de 2008, com parecer de reprovação por parte do Tribunal de Contas do Estado julgadas irregulares pela Câmara de Vereadores. A matéria frisa que Zé terá prazo de 7 dias para apresentar sua defesa.

Tranquilo demais - Ainda na noite de ontem o filho de Zé Augusto, o advogado Tallys Maia enviou nota ao Blog da Polo e se mostrou confiante que o seu pai terá a candidatura abonada pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Para a lei, o ato doloso de improbidade administrativa somente se configura com “a vontade consciente e livre de alcançar o resultado ilícito”, além disso, é necessário que o dano gere prejuízo ao patrimônio público ou que importe em enriquecimento ilícito do agente ou de outrem”, disse Tallys.

Tranquilo demais II - “Desta forma, afirmamos que o pedido do Ministério Público se baseou somente nas listas do TCE e do TCU, que não lograram êxito em demonstrar o dolo ou o prejuízo ao patrimônio público, portanto, estamos confiantes que tal impugnação será rejeitada pelo TRE”, falou ele na nota.

Tranquilo demais III - Tallys se mostra confiante para o capítulo final de mais uma novela jurídica que o seu pai protagoniza em ano eleitoral.

E para finalizar, perguntar não ofende: Se você, leitor da coluna ‘Politicando’ pudesse escrever uma carta para entregar ao presidente Bolsonaro no próximo dia 3, o que você pediria para Santa Cruz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário