terça-feira, 4 de julho de 2017

Taquaritinga do Norte realiza a V Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU), realizou na manhã da última quarta feira (28), a V Conferência Municipal de Saúde com o tema “Saúde e Meio Ambiente de mãos dadas com o SUS para uma melhor qualidade de vida”.

O evento aconteceu no Plenário da Casa Miguel Lucas de Araújo (Câmara de Vereadores), e contou com a presença do prefeito Ivanildo Mestre (Lero), do vice-prefeito Gena Lins, da Secretária Municipal de Saúde Poliana Santana, de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Diretores e Coordenadores da Secretaria de Saúde, vereadores, servidores municipais, líderes comunitários e a população em geral.

Durante todo o mês de junho aconteceram as pré conferências nos distritos e nas comunidades rurais. O debate é direcionado às políticas de saúde do município, e é aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos para a área da saúde. Dessas assembleias, foram recolhidas as propostas que são avaliadas na Conferência Municipal.

A Conferência Municipal de Saúde tem como objetivos entre outros pontos: avaliar e propor diretrizes da política para o setor público; auxiliar na construção do Plano Municipal de Saúde, e discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde no município.

“A Conferência Municipal de Saúde é importante para o planejamento das ações na área, e serve para auxiliar na construção do PMS, que é o instrumento básico e essencial para o planejamento e a gestão dosistema municipal de saúde.” Declarou Poliana Santana.

“O resultado das pré conferências e desse encontro aqui hoje, vaidemonstrar quais são as necessidades e as demandas relacionadas à área de saúde do nosso município, e servirá de base, para que seja avaliada a situação e as diretrizes que precisamos adotar, principalmentena construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) para a nossa cidade.” Disse o prefeito Lero.

Mais que um instrumento de participação popular, a Conferência Municipal de Saúde significa um compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário