quarta-feira, 19 de julho de 2017

Patronato Penitenciário lança maior programa de qualificação profissional para reeducandos de PE

O Patronato Penitenciário, órgão de execuções penais vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), lançou nesta quarta-feira (19) o maior programa de qualificação profissional para reeducandos de Pernambuco. O anúncio da abertura de 2.025 vagas em cursos para reeducandos do regime aberto e livramento condicional foi feito pelo secretário Pedro Eurico, na sede do órgão, no bairro de São José, no Recife.

Ao todo serão oferecidos nove cursos, em parceria Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), por força de convênios oriundos de emendas parlamentares, sem ônus para o estado. Os cursos são: Mecânica de Moto, Pedreiro Geral, Pedreiro Revestidor, Doces e Salgados, Encanador, Eletricista Geral, Eletricista Predial, Pintura Predial e Gesseiro.

Durante o evento também foi realizada a aula inaugural do primeiro curso, o de Mecânica de Moto, para 100 reeducandos presentes. Cibele Martins Souza, 35, é uma das alunas. Após passar quatro anos numa unidade prisional, ela está disposta a se qualificar e voltar a trabalhar. “Quando saímos do cárcere não temos muito apoio e o Patronato Penitenciário me deu a atenção e a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. O setor psicossocial também foi muito importante. Começar é difícil, mas recomeçar é mais ainda”, revela. 

“Vamos trabalhar para fazer uma ponte entre vocês, que estão se preparando profissionalmente, e as empresas conveniadas com o Patronato para que haja a contratação do maior número de participantes possível, com a maior celeridade possível também” pontuou Eurico.

O Setor Educacional do Patronato Penitenciário ficará responsável pelo cadastramento, organização, acompanhamento e avaliação dos cursos. De acordo com a Lei de Execução Penal, a assistência educacional do Estado visa proporcionar a instrução escolar e a formação profissional do reeducando. O ensino profissional deverá ser ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico.

O curso de Mecânica de Moto terá 80 horas/aula e será realizado de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, em dois locais: na Igreja Internacional Palavra Viva, localizada na rua 79, nº 200, bairro de Maranguape I, Paulista; e na rua Siqueira Campos, 1508, Edifício Brasília, 15º andar, Recife. As aulas seguem até o dia 07 agosto. Os demais cursos serão realizados na sequência, até o mês de dezembro.

O evento também contou com a participação da secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, e do superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário