sexta-feira, 14 de julho de 2017

Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

Após a realização de pré-conferências na zona rural e sede do município, a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Assistência Social de Santa Cruz do Capibaribe, iniciaram nesta quarta-feira (12), no Centro de Convivência de Idosos (CCI), a IX Conferência Municipal da Assistência Social. O Encontro foi realizado em dois dias (12 e 13),  teve a temática: “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.

O objetivo da reunião foi discutir as metas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para os próximos anos. A abertura contou com a presença de autoridades, apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realização do Hino Nacional com interprete de Libras (Língua de Sinais) e leitura do regimento da conferência.

Ao se pronunciar, a secretária de governo e desenvolvimento social, Alessandra Vieira, falou dos desafios que envolvem políticas públicas de assistência social. 

“Sabemos das dificuldades que enfrentamos e que muito temos a conquistar. Mas também sabemos dos avanços que conseguimos na política de assistência social de nossa cidade. Afirmo e reafirmo que é pela continuação do trabalho sério é que nosso município vai superar os desafios, creio que estamos contribuindo na construção de uma sociedade justa, onde os direitos sociais serão garantidos e respeitados”, destacou a secretária em sua fala, que frisou também a garantia de respeito aos direitos dos cidadãos de Santa Cruz do Capibaribe.

“Temos um vasto número de pessoas atendidas pelo nosso governo, nos diversos programas da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, porém é preciso avançar mais, para isso, devemos nos unir na construção de uma Santa Cruz do Capibaribe forte, com voz ativa em políticas públicas direcionadas à assistência social”, destacou o prefeito Edson Vieira.

Flávio Júnior, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social contou sobre a finalidade da conferência. “Nosso intuito é ouvir dos usuários, das instituições, das entidades e da população em geral e juntos elaborarmos propostas para consolidarmos o SUAS no município, garantindo direitos à população de Santa Cruz do Capibaribe”.

A costureira Dalva Maria da Silva, falou da importância da participação efetiva da população da Conferência Municipal de Assistência Social. “E uma excelente oportunidade pois dá o direito de falarmos de nossas necessidades e do lugar onde vivemos, coisas que são para o nosso bem”, disse.

A conferência foi dívida em quatro eixos e debateu os seguintes temas: 1 - A proteção social não contributiva e o princípio da equidade com paradigma na gestão dos direitos socioassistenciais. 2 – Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS. 3 – Acesso as seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantia de direitos socioassistenciais. 4 – Legislação como instrumento de uma gestão de compromisso e corresponsabilidade dos entes federativos para garantia de direitos socioassistenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário