terça-feira, 28 de junho de 2016

São João da Moda desenvolve maior planejamento operacional de segurança

Câmeras de segurança, revista com detectores de metal, viaturas e cerca de 150 homens por noite, são alguns dos aspectos de segurança disponibilizados para o São João da Moda 2016. A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Defesa Social, desenvolveu o maior planejamento operacional de segurança para uma festividade junina. As ações acontecem simultaneamente na Avenida 29 de Dezembro, nas principais vias de acesso ao evento e até domingo (26) nenhuma ocorrência grave foi registrada.

A estrutura de segurança comporta ainda o Centro Integrado de Monitoramento e Operação, onde as imagens das oito câmeras instaladas dentro do evento são acompanhadas em tempo real pelos agentes da CIMOP. “Em virtude do momento econômico que estamos vivenciando, tivemos que reajustar os valores destinados à realização do São João da Moda 2016, mas a segurança foi uma das raras questões em que aumentamos os investimentos. Desta forma, contratamos mais seguranças e alugamos equipamentos de monitoramento,” frisou o prefeito Edson Vieira.

O planejamento operacional de segurança conta ainda com o apoio da Polícia Militar, do Grupo de Ações Táticas do Interior (GATI) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas da PM (ROCAM) no policiamento preventivo. “Disponibilizamos para o evento, 35 Policiais Militares, 20 Guardas Civis Municipais e mais de 70 seguranças privados dentro do eixo do evento; além de três motocicletas, uma viatura do GATI e ROCAM para atuarem nas intermediações da Avenida. Toda essa infraestrutura tem contribuído para que as festividades aconteçam com tranquilidade e paz”, destacou o secretário de Defesa Social, Major Sena.

Um Posto de Comando da PM foi implantado dentro da Escola Municipal Ivone Gonçalves Araújo para atender as ocorrências policiais e dar suporte as equipes implantadas nos tablados e plataformas de monitoramento ao longo da Avenida. Segundo o Major Sena, até o domingo (26), apenas atritos verbais foram registrados, sem a necessidade de encaminhamento dos envolvidos para a Delegacia local. As pessoas envolvidas em tais atritos prestam esclarecimento e permanecem no Posto até o fim dos shows.

As equipes de segurança permanecem nas dependência do evento até o esvaziamento completo do público e ações de blitz são realizadas em pontos distintos diariamente após o termino das apresentações no Palco da Moda. “Orientamos o público a sair da Avenida em grupo e sem pressa, pois o esquema de segurança permanece operando até que haja o esvaziamento total,” orienta o secretário executivo de Defesa Social, Sargento Junior da ROCAM. Além das oito câmeras instaladas dentro do evento, o planejamento operacional dispõe ainda de seis câmeras fixas e de alta resolução implantadas na cidade.

No último domingo, segundo estimativas da Gerência de Eventos, mais de 20 mil forrozeiros passaram pelo Palco da Moda, onde Farra das Amigas, Gleydson e Henricky, Santa Dose e Cavaleiros do Forró cantaram seus principais sucessos. No Polo Arraial do Povão, a noite foi dedicada aos melhores violeiros da região. Já no Polo Multicultural, as apresentações iniciaram por volta das 16h com Ministérios de Música da Igreja Católica e a noite o espaço recebeu diversos ritmos de forró.

O São João da Moda continua na terça-feira (28) com Bidinga do Acordeom, Forró do Firma e a revelação musical do momento, Marília Mendonça, no Palco na Moda.

APLICATIVO SÃO JOÃO DA MODA - Baixe o aplicativo do São João da Moda 2016 e tenha toda a programação dos três polos na palma da mão, além de informações sobre os atrativos da Capital da Confecção e as melhores imagens do evento. Celulares Android na App Store e IOS pelo link: applink.com.br/saojoaodamoda

Nenhum comentário:

Postar um comentário