sábado, 25 de junho de 2016

Trabalhadores do MPPE pedem mais democratização na instituição

Várias reivindicações estão sendo feitas pelos trabalhadores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que fazem parte da luta nacional por uma maior democratização do órgão. Entre elas, pautas como a PEC 147/2015 e a PEC 230/2012. Mas há, ainda, questões locais e centradas em algumas das sedes da Instituição, como a divisão de vagas de estacionamento no prédio do MPPE localizado na Avenida Visconde de Suassuna, em Santo Amaro.

Isso porque o estacionamento possui 46 vagas para os servidores e outras 42 vagas disponíveis de maneira exclusiva para os membros, como os procuradores e os promotores de justiça. “Porém, eles não estão lá sempre e as vagas ficam ociosas, enquanto os servidores que não conseguem vaga no prédio têm que buscar nas ruas próximas”, explica Fernando Ribamar, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco (Sindsemppe).

Ele explica que os servidores estão presentes em maior número no dia a dia o que acaba causando transtornos na hora de estacionar o veículo. “Como os membros não estão lá todos os dias e as vagas ficam ociosas, a nossa proposta é que essas vagas que são exclusivas fossem consideradas preferenciais para os membros, mas que pudessem ser ocupadas caso estivessem disponíveis”, continua Fernando Ribamar.

Uma mobilização está sendo planejada pelo Sindicato ao lado dos servidores. “Nós queremos nos mobilizar para que a situação seja resolvida e que essa injustiça seja revista e beneficie a todos, os membros e os servidores”, diz Fernando Ribamar.

PECs – A PEC 147 de 2015 pede a participação dos servidores, com direito de voto, na escolha do Procurador Geral de cada estado – um questionamento que nasceu em Pernambuco e que virou uma pauta nacional no ano passado. Já a PEC 230 de 2012 propõe a inclusão de dois servidores entre os atuais 14 conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público, fazendo com que a categoria tenha mais representatividade e participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário