segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Foi destaque no programa 'Opinião' - Em disputa eleitoral indireta, por meio da eleição do Conselho Tutelar, grupo de situação leva a melhor

Imagens: Blogs, Direto ao Ponto e Sulanca News
Como já se tornou praxe, os dois principais grupos políticos santa-cruzenses estiveram medindo forças por meio da eleição para o Conselho Tutelar do Município.

O resultado da apuração mostrou-se favorável ao grupo situacionista, por conta da eleição dos conselheiros Ivanilson Feitosa (reeleito), Fabiana da Creche e Fernando da Palestina, ao passo que a oposição comemorou a eleição dos conselheiros Ari de Poço Fundo e Toddy (reeleito).

A configuração atual do Conselho já apontava uma conjuntura política que foi confirmada pelas urnas: 3 conselheiros ligados direta ou indiretamente à situação, (Ivanilson Feitosa, Laércio Glicério e Kleiton Ferreira)  e 2 à oposição (Eliel Antonio e Toddy).

A expectativa inicial do prefeito Edson Vieira (PSDB) e da grande maioria das lideranças do seu grupo político é que fossem eleitos 4 conselheiros ligados ao governo, e apenas um ligado à oposição.

Um erro de estratégia dos governistas quase resultou na eleição de um número maior de conselheiros no campo adversário: a grande quantidade de candidatos disputando uma eleição que é definida no voto majoritário, ou seja, vence quem tem mais votos e não existem sobra de votos para ajudar outros candidatos.

A oposição, por outro lado, concentrou apoio em um número menor de candidatos, e esteve muito próxima de fazer a maioria no Conselho. Durante boa parte da apuração, os oposicionistas tiveram 3 nomes entre os 5 mais votados, com Eliel Antonio à Frente de Fernando da Palestina. Apenas nas últimas urnas as posições se inverteram e Fernando tomou o lugar de Eliel.

Terminada a apuração, a fim de mostrar a real dimensão da vitória do seu campo político na eleição do Conselho Tutelar, o prefeito Edson Vieira orientou assessores a fazer a soma de votos dos candidatos de acordo com o suporte político recebido. Ele acredita que os candidatos governistas tiveram, no total, mais de 60% dos votos válidos.

Os dez candidatos mais votados foram os seguintes:

1.      Ari de Poço Fundo = 1.334 votos
2.      Ivanilson Feitosa = 981 votos
3.      Toddy = 958 votos
4.      Fabiana da Creche = 951 votos
5.      Fernando da Palestina = 790 votos
6.      Eliel Antonio = 781 votos
7.      Rogério Félix = 631 votos
8.      Kleiton Ferreira = 612 votos
9.      Josa Motorista do Conselho = 575 votos
10.   Laércio Glicério = 510 votos

A eleição teve um total de 10.775 votantes e um detalhe importante: dos 10 primeiros colocados, todos os 10 receberam algum tipo de suporte político.

Por ter apadrinhado a candidatura do conselheiro Ari de Poço Fundo, o mais votado do pleito, o vereador Carlinhos da Cohab sai como o grande vencedor, no aspecto político individual.

Os dois candidatos ligados à oposição, Ari e Toddy, tiveram suporte mais acentuado do sub-grupo liderado pelo ex-deputado federal José Augusto. Já Eliel Antonio, mais ligado aos vereadores Fernando Aragão, Ernesto Maia e Deomedes Brito, não conseguiu renovar o mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário