domingo, 29 de dezembro de 2019

Estado de Pernambuco prepara ações para o turismo

Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes
O ano de 2020 pode representar melhores ações para o turismo em Pernambuco. É que o projeto Bora Pernambucar, idealizado pela Secretaria de Turismo do Estado, deve ser colocado em prática para alavancar os atrativos das regiões. Na segunda-feira (30), o documento com o diagnóstico das cidades será entregue para o governador Paulo Câmara.

Na última sexta-feira (27), a secretaria também adiantou a atração de um novo voo direto do Recife para uma cidade na América do Sul - ainda sem poder anunciar qual será a cidade. A expectativa é que o destino seja inaugurado no primeiro semestre do próximo ano.

Lançado em julho deste ano, o projeto Bora Pernambucar reuniu o trade turístico do Estado e representantes do poder público para buscarem melhoras para o turismo. Foram visitadas 132 municípios de 13 microrregiões de Pernambuco. “Fizemos um documento que aponta os atrativos, os potenciais, os desafios e os gargalos de cada região. Será entregue um documento ao governador na próxima segunda-feira para decidirmos as ações prioritárias, como promoções, publicidade e intervenções na infraestrutura”, disse o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes.

Os recursos para colocar o projeto em prática serão do orçamento do Estado, com algumas ações a serem pactuadas em breve. “Sem contar as ações maiores, estamos com orçamento de R$ 8 milhões para obras de pequenas e médias intervenções”, comentou Rodrigo Novaes, ao complementar que para as grandes obras, o governo estadual está atrás de recursos com outras instituições financeiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Algumas das ações previstas nesses R$ 8 milhões são: construção de píer na cidade de Itapissuma e em Petrolândia, e reforma no distrito de Cimbres.

Ainda de acordo com Novaes, um anúncio de novo voo do Recife para uma cidade na América do Sul será feito no próximo ano. A ser operado pela companhia Gol, o destino ainda não pode ser revelado. “A expectativa é que no primeiro trimestre sejam abertas as vendas para que no segundo trimestre o voo seja inaugurado”, disse o secretário. Procurada, a Gol informou que ainda não tem nada programado neste momento.

Balanço - Diante de um cenário econômico ainda em lenta recuperação, a secretaria destacou alguns números que animaram o setor do turismo. De janeiro a outubro, o fluxo global de turistas no Estado foi de 5,33 milhões de turistas, contra 5,12 milhões no mesmo período do ano passado - o que representa um aumento de 5,5%. A ocupação hoteleira registrou um incremento de 8% no período de janeiro a outubro de 2019 (72%) frente ao mesmo período de 2018 (66%).

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário