quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Unicesumar estimula aprendizado e oferece certificação gratuita em Libras como presente de Natal

A Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de educação do Brasil, decidiu oferecer a todos os brasileiros a oportunidade de aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) gratuitamente. A partir desta quinta-feira (13) e até o dia 15 de janeiro, qualquer brasileiro que queira se capacitar para se comunicar com deficientes auditivos poderá fazer sua inscrição gratuita por meio do sitehttps://www.universoead.com.br/hotsite/libras e fazer o curso a distância. Ao concluir as 40 horas de aulas, o aluno será certificado pela instituição e poderá usar a Libras para sua comunicação interpessoal e profissional.

O primeiro público alvo dessa ação da Unicesumar é seu time de 3.400 mil colaboradores em todo o Brasil. “Vamos fazer uma campanha interna para incentivar o maior número de colaboradores a aproveitar essa oportunidade. Nossa expectativa é que a maioria da nossa equipe seja capacitada em Libras. Isso terá grande impacto no atendimento aos nossos alunos e ao público em geral”, explica Wilson Matos Filho, Vice-Reitor da instituição.

A campanha interna da Unicesumar contará com a participação especial de intérpretes de Libras, que percorrerão os departamentos, coordenadorias e salas de professores da instituição dando avisos em Libras, sem usar palavras. Após a comunicação, ele sairá da sala e alguém entrará para provocar a reflexão de como é ruim não entender o que o outro tem para dizer, estimulando a empatia de todos com os deficientes auditivos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa mais de 5% da população do país.

O curso gratuito em Libras está sendo oferecido pela Unicesumar como um presente de fim de ano à sociedade brasileira, com o objetivo que promover a inclusão por meio da comunicação. “Podemos contribuir com isso por meio da educação e da capacitação das pessoas, abrindo na nossa plataforma o curso de Libras, que é disciplina obrigatória em muitos de nossos cursos de Graduação. O que estava restrito ao universo dos alunos da Unicesumar, agora pode ser acessado por qualquer pessoa”, destaca Wilson.

Para lançar a campanha, a TIF Comunicação criou um filme, baseado em uma história real, que mostra um senhor da Terceira Idade aprendendo Libras no dia a dia. Ele atua profissionalmente como Papai Noel em um shopping e observa na fila da foto uma mãe conversando com a filha por Libras. Quando a menina chega à sua frente, ele a cumprimenta e pergunta o que ela quer de presente, usando Libras. O simples gesto de se comunicar do Papai Noel causa grande impacto na criança. O filme “Um presente de Natal para você” mostra o quão especial é aprender algo novo e será veiculado em meios digitais e nas redes sociais da Unicesumar.

Inscrições abertas para o vestibular 2019: Acesse: www.unicesumar.edu.br/ead | Mais informações: Polo Unicesumar Santa Cruz do Capibaribe – 3731-8997 | Whatsapp: 8918-7510 |Av. 22 de abril, 79 – Bela Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário