A operadora de
telefonia Oi entrou com um pedido de recuperação judicial no último dia 20 após
não ter conseguido reestruturar sua dívida de mais de R$ 65 bilhões,
considerada impagável. Preocupados com a situação, o Procon esclarece aos
consumidores as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.
"A medida tomada pela empresa tem como objetivo garantir a operação normal da companhia para que eles possam honrar o pagamento dessa dívida bilionária obtida com credores nacionais (30%) e estrangeiros (70%). O processo judicial no valor de R$ 65,4 bilhões é uma medida para evitar a falência da empresa. Se for aceito, esse será o maior pedido da história no Brasil", disse o coordenador do Procon de Santa Cruz, Thalys Henrique. O órgão alerta que, independentemente da situação financeira da empresa, o serviço à população não pode ser prejudicado. Caso o consumidor observe falhas ou problemas por parte da operadora, deve registrar a queixa junto ao Procon e também realizar a denúncia na Anatel.
"Por enquanto a decisão judicial a respeito do pedido de recuperação da Oi
continua em análise. Enquanto isso,
os Procons não realizarão nenhum tipo de ação generalizada. O órgão aguardará a decisão judicial e demais informações do pedido apresentado
e caso constatada alguma irregularidade, dará início às medidas dentro de sua
competência", finalizou Thalys.
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