sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Pernambuco libera eventos para 2 mil e 500 pessoas e estende horário até uma da madrugada

Secretária executiva de Desenvolvimento Econômico - Ana Paula Vilaça

O Governo de de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (23), que estão autorizados eventos para 2,5 mil pessoas ou 50% da capacidade, no que for menor, podendo ir até 1h da madrugada.

A partir de agora, os eventos-testes deixam de existir, pois não será mais preciso pedir autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. O avanço no Plano de Convivência com a Covid-19 será a partir da próxima segunda-feira (27) - confira abaixo como o fica o funcioamento de acordo com os vários setores.

Já no mês de novembro, o Governo do Estado irá liberar eventos para até 5 mil pessoas ou 70%, o que for menor. Para os eventos sociais, é preciso o uso da máscara, desde que não esteja consumindo comida e bebida. O público deve estar 100% vacinado com duas doses ou com a vacina de dose única. Os eventos devem ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 1h, qualquer que seja o dia.

Para a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, o avanço é importante e foi possível graças aos números da saúde e diálogo com o setor. “São setores que movimentam bem a cadeia econômica. Vamos liberar eventos em todo o Estado com público de até 2,5 mil pessoas. Essa é uma forma de estimular a vacinação, já que ingressos são destinados a pessoas que tem duas doses da vacinação”, disse.

Confira como fica o funcionamento dos setores a partir desta segunda (27) em Pernambuco:

Eventos corporativos - Também houve avanços para os eventos corporativos a partir desta segunda-feira, que poderá ter capacidade máxima de 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, mas a partir de 300 pessoas. Para esses eventos, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose no caso de vacina de dose única. Já nos eventos sociais, a capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 50% do local, o que for menor.

Bares e restaurantes - No caso dos bares, restaurantes e serviços de alimentação, o local pode ter 80% da capacidade, com até 15 pessoas por mesa e distanciamento reduzido para 1 metro. O horário de funcionamento também foi estendido, podendo operar das 5h à 1h da madrugada em todo Estado- até então, está até 0h -, em qualquer dia da semana.

Shopping centers e galerias comerciais - Passam a funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Escritórios comerciais - A capacidade dos escritórios passa para 80% do local, considerando o distanciamento de 1 metro entre as estações de trabalho. Podem funcionar em todo o Estado das 5h à meia-noite, qualquer dia da semana.

Igreja e templos religiosos - A exemplo dos eventos sociais, a capacidade máxima em igreja e templos religiosos pode chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, mas a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% das vagas para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose no caso de vacina de dose única. Os outros 10% dos lugares serão destinados a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes da celebração.

Mantém-se obrigatório o uso da máscara. As igrejas e templos religiosos poderão funcionar das 5h à 1h da madrugada, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Cinema, teatro e circo - A capacidade máxima poderá chegar a 2,5 mil presentes ou 80% do local, o que for menor, mas, a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Vão poder funcionar, das 9h à 1h da madrugada, em todo o Estado, durante a semana e nos finais de semana e feriados.

Museus e demais equipamentos culturais - A partir desta segunda (27), museus e equipamentos culturais podem funcionar em todo o Estado das 8h à meia-noite durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositiva internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Academias e similares - Podem funcionar em todo o Estado das 5h à meia-noite, durante a semana, nos finais de semana e feriados. Com a capacidade passando para 80% nos aparelhos de cardio.

Feiras de negócios - Passam a funcionar das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Continuam permitidos um cliente/visitante a cada 5 metros quadrados nas áreas internas das lojas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas de circulação.

Clubes sociais - Liberado o funcionamento em todo o Estado, das 5h à 1h da madrugada, durante a semana e nos finais de semana e feriados. Permanece liberada a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança. Liberadas as saunas.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário