quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Léo Lima destaca ações do Turismo em Taquaritinga do Norte: “Nossa maior missão é fazer de Taquaritinga não apenas uma cidade com potencial turístico, e sim uma cidade turística”


Acreditar no potencial da cidade, valorizar e enxergar cada localidade, seja urbana ou rural, planejar ações voltadas ao setor e, principalmente, arregaçar as mangas e trabalhar muito pelo setor turístico de Taquaritinga do Norte. Essas foram as principais mensagens deixadas pelo Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Capital do Café, Léo Lima, que foi o entrevistado desta terça-feira a noite no programa ‘O Melhor do Dia’, que é apresentado pelo comunicador Melqui Lima e que vai ao ar na Rádio Polo FM.

“Nossa maior missão é fazer com o que Taquaritinga não apenas uma cidade com potencial turístico, e sim uma cidade turística”, disse Léo que deixou claro sua intenção, como gestor do setor é explorar todas as potencialidades do município, e não apenas a promoção de grandes festas, “O turismo de nossa cidade viveu por décadas da promoção de festas e eventos e isso acabou nos levando para o ostracismo. Fomos ultrapassados por outras cidades, que passaram a oferecer algo a mais aos seus visitantes, e somente agora, com a criação do Festival Café Cultural, voltamos a ser vitrine, reagimos e estamos caminhando a passos largos para que em breve possamos voltar ao lugar de destaque no setor, que sempre ocupamos e de onde nunca deveríamos ter saído”.

“A cidade deixou de aproveitar o protagonismo que tinha diante o cenário de Pernambuco justamente pela forma de encarar turismo. Lá no meu planejamento, feito no começo de minha chegada à Secretaria, está escrito que uma de minhas missões é mudar alguns pensamentos e colocar na cabeça que temos que tralhar o turismo sustentável. Temos que empoderar o trade turístico, e uma vez que o turista venha para Taquaritinga tenho certeza que os respostáveis pelo setor darão conta. Eles farão com o que essas pessoas voltem, eles fidelizarão os visitantes”, falou ele.

Mais adiante o secretário voltou a frisar a importância de se investir na exploração de todos os potenciais turísticos da cidade. “O problema não está na festa, o problema é pensar que festa é tudo, é imaginar que ela é o único vetor turístico. Estamos a um ano e meio sem ter festas, sem ter eventos... Já imaginou se não estivéssemos trabalhando todas as nossas vocações turísticas? Temos visto nossos sítios e fazendas abrindo todos os finais de semana, pessoas fazendo trilhas... São pessoas que dizem que não sabiam que Taquaritinga tinha tanta beleza”.

Léo citou uma conversa que teve com o prefeito de Taquaritinga, Ivanildo Lero, na qual o gestor o deixou a vontade para que ele executasse seu trabalho, da forma que tem executado desde o início do ano. “Deixei claro que aquilo que aquilo que eu queria e aquilo que eu poderia fazer. Ele então disse que me conhecia, conhecia também o meu potencial, aquilo que penso, e disse: Siga em frente, faça o seu trabalho que eu confio em você!”.

Ele ainda realçou a força do café e do Festival Café Cultural. “O café é a nossa mais forte cultura, o café já existia antes mesmo de Taquaritinga existir. O Festival Café Cultural é uma realização 100% da Prefeitura de Taquaritinga do Norte e foi através dele que nossa cidade foi redescoberta no cenário turístico de Pernambuco. Através dele as pessoas voltaram a visitar nossa cidade. E mais, ele reverbera o ano todo, através dele as pessoas conhecem a cidade e voltam depois, com mais tempo, com mais calma e daí todos se encantam por Taquaritinga”.


Léo Lima citou uma pesquisa realizada recentemente e planos que ele e o prefeito Lero têm para o futuro do setor na cidade. “Em junho fizemos uma pesquisa para entender o que pensa o turista que vem a Taquaritinga e percebemos que, falta de sinalização e de informação foram as queixas mais comuns. A partir daí busquei uma emenda no valor de 100 mil reais, do deputado Carlos Veras para que possamos fazer toda a sinalização turística da cidade e em breve lançaremos o CIT centro de informação turística, onde o turista encontrará todas as informações que ele necessita”, disse e emendou, “Pensamos e vamos sim, ampliar a estrutura de nossa cidade, para isso temos em mente a concretização de alguns objetivos, como, a melhoria das chegadas da cidade, um grande calçadão, um pátio de eventos e o Museu do Café”.

“Tudo hoje é muito mobile, então temos que sim que criar um aplicativo turístico, que compreenderá toda a região e um site específico com tudo sobre o turismo de nossa cidade”, assim finalizou Léo Lima, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Capital do Café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário