quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aplicativo desenvolvido por universitário combate a desinformação sobre a Covid-19

Uma ferramenta tecnológica, foi desenvolvida para a luta contra o coronavírus e as fake news sobre o vírus. O aplicativo se chama "InfoCovid19" e foi desenvolvido pelo estudante de jornalismo Jeovani Cipriano, 24 anos, em parceria com duas colegas, as estudantes de psicologia Rebeka Beatriz, 21, e Ingrid rodrigues, 20.

Além de dar acesso às principais informações - como unidades especializadas de atendimento ao Covid-19, sintomas e dicas de prevenção -, a plataforma também reúne relatos de pessoas que venceram a doença, e ainda conta com um espaço chamado Ombro Amigo, no qual os usuários podem fazer desabafos e contarem como estão se sentindo na pandemia.

O aplicativo é totalmente gratuito, os usuários podem ter acesso a ele pelo site ou fazendo o download a partir do QR code disponível no próprio site. Dentro de algumas semanas o aplicativo estará disponível Play Store e o IOS. A plataforma também dispõe de um espaço para a arrecadação de doações e interação virtual. "Meu maior objetivo com esse aplicativo é ajudar o próximo. Várias pessoas ainda têm dúvidas em relação a Covid-19. E na plataforma os usuários podem tirar essas dúvidas, realizar depoimentos e combater as fake news", esclarece Jeovani. O jovem ainda disse que estava percebendo muitas pessoas próximas a ele ficando doentes, e compartilhando notícias falsas sobre a Covid-19, a partir disso ele teve a ideia de desenvolver o aplicativo.

Já na secção Fake News, o usuário pode anexar a notícia que ficou em dúvida e o suporte promete um retorno em até 24 horas. Contando com um sistema de rastreamento de unidades especializadas no tratamento da Covid-19, a plataforma mostra qual a unidade mais perto, através do GPS que está incorporado ao aplicativo.

Quando foi convidada para participar da criação, Rebeka Beatriz teve a ideia de desenvolver alguns dos ícones funcionais do aplicativo. “Achei uma ideia boa, usar o campo da tecnologia para ajudar outras pessoas no enfrentamento, na prevenção e no combate ao coronavírus”, afirmou a estudante.

Para encorajar e dar apoio às pessoas que mudaram suas rotinas por conta da pandemia, é oferecido um espaço de "escuta e acolhimento", o Ombro Amigo como é chamada a secção no aplicativo reúne depoimentos dos usuários que desabafam, assim como, ajudam as pessoas que enfrentam a pandemia. "Estou seguindo a minha rotina de estudo e trabalho, agora têm dias que penso quando tudo voltará ao normal. Sinto falta de sair, encontrar os amigos, conversar e interagir. Mas, acredito que toda situação que vivemos tem um propósito e um aprendizado", disse um usuário em um dos depoimentos disponíveis.

A plataforma conta ainda com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os sintomas e dicas de prevenção. Há um espaço chamado Relatos dos Pacientes, para os que já venceram a doença deixarem suas mensagens de superação registradas. Também é possível realizar doações, que serão destinadas a pessoas carentes do bairro de Jardim Brasil I e II. São aceitos insumos como alimentos não perecíveis e de higiene. Interessados em contribuir com a causa deverão entrar em contato pelo número (081) 99495-3720.

Sucesso - Recentemente o jovem recebeu um convite do Google para apresentar na Califórnia, nos Estados Unidos a sua iniciativa de um outro aplicativo contra o Aedes aegypti, desenvolvido em 2018 enquanto ele cursava o Ensino Médio. Na ocasião, Jeovani contou que irá aproveitar para apresentar a sua mais nova criação o "InfoCovid19".

O app contra o Aedes aegypti ganhou grande reconhecimento em campeonatos mundiais. O primeiro ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, na ocasião o projeto ganhou em primeiro lugar, em uma disputa com 274 projetos da América Latina.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário