segunda-feira, 15 de junho de 2020

Governadores do Nordeste condenam 'violenta agressão' ao STF

O Fórum de Governadores do Nordeste, que reúne os nove mandatários da região, emitiu uma nota para prestar a "mais absoluta solidariedade ao STF", depois que um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro disparou fogos em direção à corte, no sábado (13).

"O Brasil não se curvará diante da violência física e moral, protagonizada por grupos movidos pelo ódio e pela intolerância. Estamos todos em meio a uma luta incessante para superação de uma grave crise sanitária, mas não negligenciaremos outra batalha que também se impõe. Em defesa da democracia e, assim como no combate à pandemia, em defesa do povo brasileiro", afirma o documento.

Os governadores afirmam ainda que "o Brasil saberá avançar com passos firmes na proteção à liberdade, às pessoas, às instituições democráticas e à civilidade. E nós continuaremos na linha de frente da caminhada que aponta para o futuro, jamais para retrocessos".

O ataque gerou uma série de reações, dos próprios ministros do Supremo. O presidente da Corte, Dias Toffoli, acionou órgãos de investigação e pediu à PGR (Procuradoria-Geral da República) que investigue quem financia os atos de uma "eventual organização criminosa" que insiste em atacar o tribunal e a fazem campanhas de ódio para destruir reputações na internet.

O procurador-geral, Augusto Aras, acatou o pedido e abriu a investigação.

Leia a íntegra da nota dos governadores:

"O Brasil não se curvará diante da violência física e moral, protagonizada por grupos movidos pelo ódio e pela intolerância. Estamos todos em meio a uma luta incessante para superação de uma grave crise sanitária, mas não negligenciaremos outra batalha que também se impõe. Em defesa da democracia e, assim como no combate à pandemia, em defesa do povo brasileiro.

Nós, governadores do Nordeste, manifestamos nossa mais absoluta solidariedade ao STF, violentamente agredido neste final de semana, mas que reafirma o seu inarredável propósito de guardião maior da nossa Constituição. O Brasil saberá avançar com passos firmes na proteção à liberdade, às pessoas, às instituições democráticas e à civilidade. E nós continuaremos na linha de frente da caminhada que aponta para o futuro, jamais para retrocessos."

Fórum de Governadores do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário