quarta-feira, 30 de março de 2016

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe entrega bicicletas para associação de catadores de recicláveis

Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe entregou duas bicicletas coletoras para a Associação de Catadores de Recicláveis de Santa Cruz do Capibaribe (ACRESC).

O equipamento chegou ao município por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, que teve projeto contemplado junto à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado.

A ação faz parte da política de resíduos sólidos do município e é o primeiro passo da implantação da coleta seletiva, como explica o secretário Bruno Bezerra. “Estamos iniciando a criação de uma nova cultura de separação do lixo, é um passo experimental, onde vamos observar os resultados e fazer os ajustes necessários para alcançar nosso objetivo maior, que é implantar em Santa Cruz uma coleta seletiva”, falou o secretário.

O prefeito Edson Vieira, que realizou a entrega, destacou o empenho da gestão na realização de ações voltadas para o meio ambiente. “Fico feliz em contribuir com o trabalho da associação e realizar mais uma ação voltada para o meio ambiente. No ano passado fomos contemplados com o prêmio Vasconcelos Sobrinho, como prefeitura que cuida do meio ambiente, e estamos empenhados a realizar ainda mais ações”, disse Vieira.

As bicicletas Ciclolix, fazem parte do projeto Relix, patrocinado pelo SESI Pernambuco, são feitas de alumínio, adaptadas com um compartimento para o depósito do material coletado e proporcionam mais segurança e melhores condições de trabalho aos catadores de rua.

O presidente da associação beneficiada, Damião Bezerra da Silva, mencionou a contribuição do equipamento para o trabalho dos catadores e pediu a colaboração da população. “Vai ajudar muito a fazer um trabalho bom pra gente e bom pra sociedade. Vamos passar nas escolas, nas fábricas, no comércio e peço à população que nos ajude fazendo a separação do que é reciclável em sacola azul e o que não é em sacola preta”, declarou.

De acordo com o gestor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, os catadores da associação vão começar o trabalho de coleta de recicláveis no Centro, pela facilidade de circulação com as bicicletas. Após as devidas avaliações o projeto poderá ser ampliado para 10 bicicletas e outros bairros da cidade.

As empresas que quiserem participar da separação de recicláveis para coleta da associação devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone 3731-8401 ou com a ACRESC através do telefone/Whatsapp 99310-7342.

Nenhum comentário:

Postar um comentário