sexta-feira, 28 de junho de 2019

No São João da Moda, Noite Católica reflete os ministérios de Maria com missa e show de Naldo José

Com reflexões relacionadas aos ministérios de Maria, mãe de Jesus, a sexta noite do São João da Moda foi dedicada aos católicos. Nesta quinta-feira (27), após a apresentação do ministério Anuncia-me, os párocos de Santa Cruz do Capibaribe co-celebraram a Santa Missa e em seguida o cantador e compositor Naldo José subiu ao palco para cantar composições musicais autorais consagradas entre os fiéis e outras oriundas de sua caminhada ministerial de 12 anos.


A chuva que se abateu sobre a Capital da Confecção não foi capaz de afugentar os cristãos católicos da Arena da Moda. Acolhidos pela animação e melodia do ministério Anuncia-me e protegidos por guarda-chuvas ou na estrutura do Frontstage, os membros das três paróquias (Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e Santo Agostinho) e da recém-criada área pastoral (Santa Rita) cantaram, dançaram e refletiram sobre os dogmas da fé católica, dentre eles, os ministérios de Maria, a mãe de Jesus.

Desde 2016, a programação religiosa acontece no Palco da Moda e tem como objetivo reviver a origem dos festejos juninos. “Ao dedicarmos essa noite à Igreja Católica, nós, enquanto gestão pública estamos oportunizando o resgate histórico cultural de uma festividade de origem cristã. Agradeço o acolhimento da igreja ao nossa convite, assim como, das inúmeras pessoas que acompanharam a programação,” frisou o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira.

A Santa Missa foi celebrada pelo padre José Araújo, empossado em fevereiro como administrador da área pastoral Santa Rita, na Malhada do Meio; e co-celebrada pelos párocos Kennedy Amorim, Antônio Márcio e Hélder Torres, o qual em sua homilia destacou a devoção ao Coração de Jesus e a importância da vida dos santos, uma vez que a partir da devoção a Santo Antônio, a São João e a São Pedro, as festividades juninas foram criadas. “Ainda que esta festa tenha se desvirtuado do seu sentido cristão, queremos ressaltar hoje o papel dos santos na vida de nossa igreja,” frisou o padre.

Na segunda parte de sua pregação, baseada no Evangelho das “Bodas de Caná”, o sacerdote destacou a aliança de Deus com os homens e a presença intercessora de Maria diante da falta de vinho, interpretada pela igreja, teologicamente, como uma falta de amor entre os filhos de Deus. “Se no Antigo Testamento, a primeira mulher [Eva] foi sinal de perdição; no Novo, a nova mulher [Maria] ajuda no processo de reconstrução da aliança de Deus com o seu povo. Sua orientação deve sempre estar em nossos corações: fazei tudo que Ele [Jesus] vos disser”, pregou o padre.

Em sua primeira apresentação religiosa em Santa Cruz, o cantor e compositor Naldo José, conhecido como o forrozeiro cristão, chegou ao Palco da Moda com o seu show “Dancing in Deus”. Exceto as canções populares da igreja Católica, todas as demais músicas apresentadas foram de autoria do jovem membro da Comunidade Shalom. Ex-integrante de tradicionais bandas de forró do Nordeste, o cantor compartilhou abertamente com os profissionais de imprensa local os motivos de sua conversão ao Catolicismo e de sua total entrega a vida missionária.

Com louvores, orações e diálogo com o público, Naldo levou os fiéis às lágrimas e os encorajou a confiar, independentemente de qualquer situação, em Deus e na poderosa intercessão de Maria. “Meus irmãos, eu passei por muitas situações neste mundo, conheci a riqueza e a falta de recursos, mas hoje nada me faz mais feliz do que estar aqui com vocês, louvando o bendizendo o nome de Deus e de nossa mãe, Maria, pois ela continua a cuidar de nós, como cuidou de Jesus,” pregou o cantor ao destacar a recitação do Terço.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA - A "Festa para todos os gostos" continua nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, no Polo Palco da Moda com Rubieno Catanha, Dida de Nan, Bell Marques e Cavaleiros do Forró; e no Polo Multicultural, o forro tradicional de Jota do Arcodeon, Edinho Calixto, Douglas Leon, Nathan Vinicius e Jerry Adriano darão o tom da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário