sexta-feira, 14 de junho de 2019

Governo do Estado orienta interdição da Ponte Velha em Santa Cruz do Capibaribe

Na manhã desta quinta-feira (13), uma reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Santa Cruz do Capibaribe, definiu ações para atender a orientação do Governo do Estado, que solicitou a interdição imediata da “ponte velha”, que liga a Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho à Avenida João Francisco Aragão.

Participaram desse encontro, o secretário de Desenvolvimento Urbano Gilson Julião, o coordenador de Defesa Civil Bartôl Neves, o engenheiro civil da Prefeitura Municipal, Valmiro Silveira, e o secretário executivo de Comunicação, Geraldo Moura. Os membros abordaram quais medidas deverão ser tomadas para que a execução da interdição seja realizada.

Ficou acertado que o fechamento da ponte acontecerá neste sábado (15), a partir das 15h, com a colocação de tapumes, tonéis e barricadas, que impeçam o tráfego na via. O local será destinado apenas a passagem de pedestres pelo lado direito da ponte (lado da loja Americanas). A mesma ficará interditada para todo tipo de veículo.

Laudo Técnico - A prefeitura havia solicitado um laudo técnico que pontuasse os principais problemas encontrados na estrutura da ponte. Técnicos da B&F Serviços de Engenharia LTDA-EPP e da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco), apresentaram seus respectivos laudos, que reafirmaram a necessidade de interdição da ponte, devido às fissuras, desgaste do concreto que recobre a ferragem e corrosão dos ferros nas vigas.

A execução da interdição da via representa uma medida de segurança tomada pelo poder público, visando a prevenção de acidentes no local.

Com esta interdição, um plano de mobilidade urbana foi lançado e alterou o sentido de algumas ruas que ficam nas imediações da ponte. Os condutores que se dirigirem pela rua Dr. José Mariano (Rua da Caixa Econômica), e entrar na Rua do antigo Açougue Municipal, poderão seguir direto e entrar pela Rua dos Pacas.

Por sua vez, a Rua dos Pacas que seguia em mão única com destino a ponte, agora será em sentido contrário, e os condutores que pretendem chegar na Avenida João Francisco Aragão, devem entrar na Rua Manoel Rufino de Melo (Rua da Câmara de Vereadores), e descer pela Rua Siqueira Campos, para enfim, sair pela avenida citada. Quem chega ao município pela PE-160deve seguir em direção à Avenida 29 de Dezembro.

A área de interdição será exclusivamente nas proximidades da ponte, ou seja, quem deseja descer pela Avenida Prefeito Teófanes Ferraz poderá ir até a Loja Americanas e o Ciretran.

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe vai solicitar ao Governo do Estado medidas para construção de uma nova ponte e está sendo agendada uma reunião na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos para discutir soluções para a questão.

Vale ressaltar que o prefeito Edson Vieira, a deputada estadual Alessandra Vieira, o secretário de Desenvolvimento Urbano Gilson Julião, o coordenador de Defesa Civil Bartôl Neves, e o engenheiro civil Valmiro Silvestre, já participaram de uma primeira reunião com a secretária Fernandha Batista realizada no dia 06 de maio deste ano, onde apresentaram a demanda e a necessidade de que o Estado intervenha na obra com brevidade, já que a via é umas das mais movimentadas que dão acesso ao centro comercial da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário