sexta-feira, 20 de maio de 2016

Confira abaixo o resumo de alguns, dos principais discursos da tarde desta quinta na Câmara de Vereadores de SCC

Afrânio Marques - Como sempre, o vereador professor Afrânio Marques, destaca a importância das políticas públicas que beneficiam a população de Santa Cruz do Capibaribe, como a exemplo do MTST. “Quando foi feito esse evento para entrega do terreno, isso se fez em reconhecimento do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, porque infelizmente no Brasil a casa própria ainda é um sonho, quando deveria ser um direito, tal qual está na constituição, e vemos que em nossa cidade, nós temos avançado nesse sentido consideravelmente”.

Em seguida, o vereador destacou a questão de um Projeto de Lei que vai desenvolver e realizar o concurso público na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. “Nós sabemos que o concurso público vai estruturar os cargos da Câmara de Vereadores vai ser de extrema importância para termos uma reorganização dos servidores quanto as suas funções, assim como também possibilitar que nossos servidores possam fazer carreira no serviço público. A estrutura atual será modificada para melhor, mas os cargos comissionados serão mantidos. Hoje temos cerca de 39 funcionários e a partir de janeiro será de 45 funcionários e mesmo aumentando, a gente vai economizar com a realização de concurso público aqui na Câmara”.

Galego de Mourinha - O vereador Galego de Mourinha iniciou seu discurso falando sobre a administração municipal e relatando que para todo e qualquer investimento é necessário que se tenha um planejamento. Quanto aos problemas que afetam Santa Cruz do Capibaribe, como a exemplo da falta de abastecimento e a violência, Galego foi enfático ao solicitar mais uma vez que é preciso a união de todos os vereadores para irem ao Recife cobrar. “A gente sabe que o país inteiro está passando por uma situação complicada, mas precisamos entender que nós temos que agir com o problema antes do problema se implantar. Nós devemos nos preocupar, porque várias lojas em nossa cidade estão fechando e Santa Cruz do Capibaribe já foi vista em matéria nacional com o índice de desemprego lá embaixo. O que temos visto é empresas grandes fechando em nossa cidade”.

Galego alertou ainda sobre o crescimento do desemprego e, segundo ele, temos que pensar em Santa Cruz em sua totalidade. “Temos que pensar em nossa cidade de uma forma para que não sejamos prejudicados e esquecermos as picuinhas políticas que não levam ao crescimento de Santa Cruz do Capibaribe”.

Luciano Bezerra – Inicialmente o Vereador Luciano Bezerra (REDE) registrou os diversos avanços promovidos pela administração municipal. O Vereador fez menção a importância da entrega do Núcleo Integrado de Saúde e Assistência no Bairro Malhada do Meio. O equipamento permitirá que diversas pessoas tenham acesso aos serviços de saúde e assistência social sem que tenham de se deslocarem para o centro da cidade. O vereador mencionou que o Bairro Malhada do Meio representa hoje o símbolo da expansão urbana de Santa Cruz do Capibaribe. Luciano Bezerra (REDE) ainda relembrou que foi de sua autoria o projeto de Lei que permitiu a construção das casas naquela localidade, bem como foi de sua autoria o requerimento de possibilitou a instalação da iluminação do acesso ao bairro. Luciano Bezerra ainda destacou que enviou dois requerimentos para construções de praças na Malhada do Meio.

O Vereador ainda destacou a sua participação na doação de área pública para o Movimento dos Trabalhadores sem Teto, que permitirá a construção de 416 casas, construídas por meio do programa minha casa minha vida entidades. O Vereador destacou o seu trabalho quando era Secretário de Planejamento e Gestão, quando na ocasião encaminhou para o prefeito a carta de anuência para o estudo da viabilidade técnica que resultou com a doação do terreno para essa importante entidade.

Ernesto Maia - Logo no início de seu discurso, Ernesto Maia tratou de rebater o discurso do vereador Luciano Bezerra, onde o mesmo destacou o fato de o líder do governo na câmara, dizer que o prefeito está fazendo uma gestão transparente e a ´luz do dia’. Ernesto relembrou sobre a questão do IPTU, que em anos anteriores a Gestão Vieira, onde que a cobrança dos tributos territoriais era cobrado de acordo com a faixa comercial de cada bairro. Sendo que agora, o IPTU é cobrado com base em cálculos de apenas 4 faixas. “Com essa ideia de cobrança da prefeitura, a gente observa que está se arrecadando mais e aí, ao invés de a prefeitura aumentar a arrecadação, com esses aumentos, consequentemente, faz a inadimplência aumentar”.

Ernesto destacou ainda a questão do problema em contratos com a Vialim, empresa que efetua a limpeza urbana de Santa Cruz do Capibaribe, que segundo ele, não está pagando aos garis da cidade e sinalizou que se estes problemas acontecem é por falta de planejamento. O vereador falou ainda sobre o valor que se pagou pela implantação de novos semáforos na cidade. “A gente ver que cobrou-se 700 mil reais pelos semáforos. A gente precisa da sinalização, mas será que realmente é este valor mesmo? Curiosamente, nós descobrimos que a mesma empresa que instalou os semáforos, é da dona da Vialim, empresa que não está pagando aos garis. Mas, vamos aguardar e ver se realmente é essa administração que faz tudo as claras”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário