terça-feira, 24 de maio de 2016

Reunião na Sefaz sela acordo e novo projeto para Polo de Confecções do Agreste

A Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) recebeu, durante a manhã e tarde desta segunda-feira (23), representantes de entidades ligadas ao Polo de Confecções do Agreste para viabilizar um acordo que possa contribuir para o fortalecimento da economia local. O encontro foi agendado pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB). Ainda durante a manhã de hoje, Moraes recebeu, na Assembleia Legislativa, os representantes das instituições envolvidas para discutir a pauta apresentada à secretaria. Durante a reunião, as tratativas para a implantação de um Expresso Cidadão da Moda, que vai facilitar as atividades do setor da confecção, ganharam reforço. Participaram do encontro o secretário de Administração Tributária estadual, Oscar Victor, e o diretor de Operações Estratégicas da Sefaz, Anderson Alencar.

O governo estadual deve enviar o projeto do Expresso Cidadão da Moda à Assembleia Legislativa de Pernambuco após finalizar os ajustes da matéria. Durante toda esta semana, a equipe técnica da Secretaria da Fazenda estará envolvida na elaboração da proposta, que conta ainda com o apoio das secretarias de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação Profissional, de Desenvolvimento Econômico e Casa Civil. Ainda esta semana, Diogo Moraes terá reunião com técnicos da Sefaz. No último sábado, o parlamentar também se reuniu com o governador Paulo Câmara para discutir o assunto.

Segundo o deputado Diogo Moraes, que participou das duas rodadas de negociação, o projeto vai beneficiar o Polo de Confecções e deverá reduzir o número de apreensões por irregularidades. "Temos o projeto do Expresso Cidadão da Moda, que faz parte do Plano de Governo de Paulo Câmara, e que já está bem adiantado. É um projeto que estudamos há cerca de um ano e meio e que deverá ser implantado em um curto espaço de tempo. O Expresso será um local onde as pessoas com mercadorias poderão emitir suas notas e pagar os impostos. É bom para quem compra e vai revender em seus municípios pequenas quantidades. A ideia é dar segurança tanto para quem compra quanto para quem vende", explicou Diogo Moraes.

Jacks Barros, presidente da Ascont (Associação Santacruzense de Contabilistas) , destacou que a reunião teve como objetivo viabilizar a saída das mercadorias do Estado.

NEGOCIAÇÃO - Durante a reunião, representantes da Sefaz e do Polo de Confecções e guias de excursões também buscaram soluções para os últimos casos de fiscalização registrados na região. Allan Carneiro, síndico do Moda Center Santa Cruz, destacou que todas as partes saíram satisfeitas.“Alinhamos os pontos, onde os guias fizeram suas colocações. Eles se comprometeram a se responsabilizar pelos impostos que deverão pagar. Todos saíram satisfeitos com o fácil acesso às autoridades e saíram com a tranquilidade de poderem retornar aos seus Estados. Deveremos ter um fluxo intenso nas próximas semanas devido ao período de vendas aquecido pelo período junino", relatou.

Allan também falou sobre a facilidade da Sala do Empreendedor, onde são oferecidos serviços essenciais aos feirantes. Serviços que foram ampliados recentemente, com parceria da Ascont, que oferece de forma gratuita atendimento de contador. Além de um colaborador para auxiliar os feirantes na formalização do MEI (Microempreendedor Individual) e também na emissão de notas fiscais. Na sala, também é possível atendimento do Banco do Nordeste e Agefepe (Agência de Fomento do Estado de Pernambuco), onde o feirante formal pode tentar fomentar seu negócio, obtendo empréstimos.

Participaram do encontro representantes do Moda Center Santa Cruz, ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe), Ascont, representantes de caminhoneiros, e a presidente da Associação dos Guias de Turismo Comercial do Norte e Nordeste, Shill Gomes. O secretário de Desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra, também estava presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário