A prefeitura de Santa Cruz do
Capibaribe, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na noite desta
quarta-feira (05), o programa Pacto Nacional na Idade Certa (PNAIC) 2015/2016.
O encontro aconteceu na plenária da Câmara de Vereadores e contou com a
participação de todos os orientadores e professores, engajadores do projeto no
município, palestra com Helga Cezar, Assessora Pedagógica da Editora Saraiva e
entrega dos certificados do PNAIC 2013.
A iniciativa é um pacto entre os
governos, professores, pais e toda a sociedade, com a finalidade de alfabetizar
as crianças na idade certa (até os oito anos). O programa possui dez cadernos
de estudos, os encontros serão realizados na Escola Municipal Ivone Gonçalves
da Araújo, sendo cinco em 2015 e mais cinco em 2016. Os orientadores de estudos
vão passar por formação, os professores alfabetizadores vão ganhar bolsas de
estudos e a escola vai receber materiais de apoio como livros didáticos, jogos
entre outros.
“Enquanto Secretaria de Educação,
enquanto Governo, estaremos sempre abertos para todos os professores,
pois não adianta a gente ter o material, estudos e não oferecer uma estrutura
necessária para que o programa aconteça, estamos à disposição para que
realmente este projeto seja um sucesso”, falou Joselito Pedro, Secretário de
Educação.
“O primeiro passo é a gente promover
a formação dos orientadores, e assim formar uma boa equipe, posteriormente,
vamos iniciar as aulas com os conhecimentos adquiridos”, falou Fatima Neves,
Coordenadora do PNAIC- Santa Cruz.
O professor e orientador, Cleonildo
Filho, disse que o PNAIC 2015/2016 está voltado para todas as disciplinas.
“Este PNAIC está voltado para interdisciplinaridade, todas as disciplinas serão
vistas, são dez encontros com dez cadernos trabalhados e cada um será voltado
para uma temática diferente”.
O programa contará com 100
professores, quatro orientadores, um coordenador municipal e cinco turmas.
Serão trabalhados temas envolvendo linguagem, operações de matemática, ênfase
na interdisciplinaridade, além de enfatizar a inclusão.
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