quarta-feira, 13 de julho de 2022

Raquel: “Criar 60 mil vagas de creche é prioridade absoluta”


A pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assume o compromisso de realizar o maior programa de investimento em educação infantil no estado. Em parceria com os municípios, a postulante afirmou que pretende dobrar a cobertura de creches em Pernambuco, ofertando 60 mil novas vagas.

Em 2020, o estado tinha apenas 17,7% de crianças em creches, de acordo com o Pacto Nacional pela Primeira Infância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "É o pior resultado entre todos os estados do Nordeste e está muito distante da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, que é de atender, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos com creches", afirmou.

Para Raquel, a educação na primeira infância é um dos caminhos para promover a transformação social de verdade. “Sabemos que creche não é da competência do estado, mas ao mesmo tempo é, quando levamos em consideração que trata-se de política pública. Política pública de combate à desigualdade, garantindo cinco refeições por dia para as crianças, e política pública para a mulher, porque permite que, com sua criança na escola, ela tenha o direito de trabalhar", disse, acrescentando: "E, com isso, resolvemos também um problema da qualidade da educação em Pernambuco, que é um grande gargalo.”

Durante a gestão de Raquel Lyra à frente da Prefeitura de Caruaru houve um aumento no investimento de 151% na rede municipal de ensino (2017 a 2021), que trouxe melhorias de processos administrativos e pedagógicos, bem como na requalificação da estrutura física das unidades de ensino. O investimento em 2017 na área foi de R$ 29.986.089,76. Já em 2021, saltou para R$ 75.176.158,53. Um crescimento de 150,70%.

Prefeito Amigo da Criança - O trabalho na primeira infância, principalmente em relação à educação infantil, rendeu a Raquel o selo de Prefeito Amigo da Criança, prêmio dado pela Fundação Abrinq aos gestores municipais que têm o compromisso de priorizar as ações que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Um dos fatores que contribuíram para a premiação foi a ampliação na oferta de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

No início de 2017, Caruaru possuía um total de 15 CMEIs, com 2.033 vagas. Entre 2017 e 2022, foram construídos mais 16, totalizando, atualmente, 31 no município. O número de vagas foi ampliado para 7.429. "O aumento expressivo na oferta do número de vagas está relacionado também com as intervenções que fizemos na infraestrutura dos CMEIs. Dos 15 já existentes, seis foram requalificados e ampliados, quatro foram requalificados e dois ampliados. Se conseguimos fazer essa transformação em Caruaru, vamos fazer também em Pernambuco", concluiu Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário