sexta-feira, 22 de julho de 2022

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

O moído da semana - A cena política da cidade foi sacudida com a informação de que o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, havia sido condenado por improbidade administrativa. A bronca deu-se em decorrência de desdobramentos de denúncia apresentada, ainda no ano de 2016, pelo ex-vereador Ernesto Maia.

Trabalho investigativo - Ernesto denunciou o que batizou de ‘Máfia da Água’, quando flagrou em uma série de filmagens o trabalho de um motorista de caminhão pipa, que transportou carradas de água do Bairro São Miguel até a residência de Edson, amigos e familiares. Os caminhões teriam como principal missão abastecer prédios públicos, principalmente em comunidades mais carentes, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

A sentença - A justiça condenou o ex-prefeito e ficar sem seus direitos políticos por seis anos e ainda a devolução de dinheiro. Edson poderá recorrer da decisão e tenta, a essas alturas, minimizar eventuais danos políticos a sua pré-candidatura a deputado estadual.

O que disse o ex-prefeito - Edson jura de pés juntos que não utilizou do cargo para tirar proveito e conseguir o abastecimento de sua casa, dizendo que tudo o que conseguiu foi como um ‘cidadão comum’ e tratou de tranquilizar seus eleitores: “Edson Vieira segue exercendo seus direitos políticos com tranquilidade. Confia na Justiça e tem provas irrefutáveis que solicitou o abastecimento como um cidadão comum, sem uso da força do cargo que exercia na época. O desdobramento do processo irá dirimir todas as possíveis dúvidas sobre o ocorrido”, disse, em nota.

De novo? - Até parece uma sina, a questão hídrica no grupo Boca-Preta de Santa Cruz do Capibaribe. Todos lembram que, as vésperas da eleição de 2020, Dida de Nan foi alvo de um verdadeiro bombardeio por parte de adversários políticos em decorrência do resultado de uma auditoria especial do TCE, que apontou a compra superfaturada de água mineral entre os anos de 2017 e 2018.

O que faltava - O ‘moído da Água’ foi a gota que faltava para desmantelar a campanha do tucano, que no final de tudo, pagou a fatura eleitoral e ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura.

Ficou claro - Agora, em 2022, ficou evidenciado o desgaste da figura de Ernesto Maia no grupo Boca-Preta. Depois de uma turbulenta adesão ao projeto eleitoral de Dida de Nan em 2020, Ernesto ainda tenta cativar a simpatia do seu novo grupo político.

Um eterno TBT - A missão do Maia torna-se cada vez mais espinhosa com a recordação de brigas e intrigas, ou mesmo com o desfecho de cada um dos processos impetrados contra ele, ou por ele contra integrantes do grupo Azul. Além de Edson, Gilson Julião, Dida de Nan, Jessyca Cavalcanti, Marcelo Diogenes, Elaine Silva, Pipoca, Zezin Buxin, dentre tantos outros, já passaram por algum perrengue com Ernesto, e muitos deles, fatidicamente foram parar nos tribunais.

Lula cá - Até que enfim o ex-presidente Lula veio a Pernambuco. Com atos em Garanhuns, Serra Talhada e Recife ele espera turbinar, até que enfim, o projeto político de Danilo Cabral. O socialista vai mal nas pesquisas e vê a vinda de Lula como o fôlego que sua pré-campanha tanto necessita.

Ausência presente - Mesmo não tido nenhum encontro com Lula na vinda do petista a Pernambuco, Marilia Arraes foi uma presença constante em seus atos no estado. Seja nas vaias a Paulo Câmara ou ao próprio Danilo, nos deslizes da amiga Tereza Leitão, ou mesmo nos gritos de seus simpatizantes, Marília foi lembrada o tempo todo.

Olha ele aí... - Enquanto isso, em Brejo da Madre de Deus, o empresário Rubinho Nunes ressurgiu das cinzas políticas. Segundo o amigo Alberes Xavier, Rubinho apoiará na eleição deste ano, o sertanejo Rodrigo Novaes para deputado estadual e Pedro Campos, o filho de Eduardo, para federal.

Laços e história - Com ligação histórica com a família Campos, Rubinho ressurge depois de um ano e meio sumido, pós uma tentativa desastrosa de disputar a prefeitura de Brejo... Para quem não lembra, Rubinho retirou sua candidatura a prefeito no sábado, véspera da eleição.

E para finalizar, perguntar não ofende: Teria o ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, levado a maior vaia no mundo, nesta quinta, na Câmara de Vereadores daquela cidade?

O povo não bobo, o povo não esquece, o povo não perdoa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário