quinta-feira, 14 de julho de 2022

Férias escolares - Como manter hábitos alimentares saudáveis nesse período?


As férias escolares são sinônimo de horários mais flexíveis, com a agenda dos pequenos cheia de atividades divertidas, viagens e passeios. É nesse período também que ocorre uma maior liberação de consumo de guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados com alto teor de sódio, gordura e açúcar. Mas, para evitar baixa da imunidade, aumento de infecções e atrapalhar no crescimento, especialistas recomendam tentar manter os bons hábitos alimentares, com um cardápio variado e nutritivo, que contenha todos os grupos alimentares capazes de repor as energias gastas.

A nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) reforça: “É preciso ofertar as refeições (café da manhã, almoço, jantar e lanches) nos horários corretos, evitando que a criança coma alimentos ricos em açúcares. Não deixar de oferecer legumes e verduras. Além disso, a oferta de fruta também é muito importante, principalmente as que são ricas em vitamina C, até para reforçar a imunidade e prevenir resfriados e gripes. Vale lembrar que alimentos ricos em corantes, açúcares e sódio, gorduras, frituras e guloseimas não são proibidos de comer, mas precisa ser evitado o exagero”.

E nada melhor que chamar a turma toda para participar do preparo das refeições. Segundo a especialista, a participação ativa do preparo dos pratos, estimula a criança a se alimentar melhor. “Com os legumes e verduras, o truque é fazer desenhos e usar diversos ingredientes coloridos, deixando o prato mais atrativo. Reunir as crianças e fazer piqueniques e festas do pijama também podem ser meios de ter o controle da oferta dos alimentos e fazer escolhas mais saudáveis. Pode ser feito uma salada de frutas com elas, um bolo de laranja ou cenoura. Isso já serve como substituição de lanches”.

Confira outras dicas importantes que farão toda a diferença na alimentação de seu filho nesta época do ano:

● Use a criatividade decorando os pratos para chamar a atenção das crianças;
● Prefira os alimentos frescos e naturais, pois são mais saudáveis e nutritivos que os industrializados;
● Estipule horários de refeições a cada 3 horas. Isso o ajudará a se alimentar melhor e evitar beliscar guloseimas o tempo todo;
● Invista em lanches como vitaminas de leite com frutas, iogurtes, sucos, sanduíches de pão integral, bolos à base de frutas e gelatina;
● Inclua alimentos ricos em vitamina C que reforçam a imunidade e protegem contra gripes e resfriados;
● Coloque no prato todos os grupos alimentares: arroz ou macarrão, feijão, legume, verdura e um tipo de carne magra, que pode ser ave, peixe, ou vermelha magra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário