segunda-feira, 11 de julho de 2022

Carreira x Profissão - Entenda a diferença

Iniciar a carreira profissional é um passo importante para o resto da vida e é uma decisão que pode impactar todos os próximos capítulos da sua história. Por isso, é essencial saber o que fazer e como fazer. Entender a diferença entre carreira profissional e profissão é muito importante para utilizar o termo mais adequado para cada situação e também para direcionar as escolhas na hora de definir o que estudar ou que tipo de emprego buscar.

Carreira profissional é a trajetória que você percorre durante a vida profissional. Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. “De uma forma simples e direta, a profissão é a sua formação de base, o que você escolheu para se graduar, como contador, advogado, economista. Já a sua carreira, é o caminho/trajetória que você escolheu para trilhar, é um caminho ilimitado. Claro que se você quiser uma outra formação, é ultra válido, mas se quiser atuar com a sua formação de base e seguir caminhos múltiplos, é muito bom também”, explica Larissa Araujo Lins, consultora empresarial e professora do Cedepe Business School.

Mas como saber em que pé está a sua carreira? Ter um planejamento da carreira profissional é essencial, pois eleva drasticamente as chances de construir e conduzir um futuro profissional para o alvo com êxito. Sem este planejamento, a carreira profissional será conduzida por terceiros ou pelas circunstâncias. “Você é o protagonista da sua carreira. Somos os responsáveis por construirmos um conjunto de experiências vividas, experiência nacionais e internacionais, trabalhos voluntários, vida esportiva, mentorias, formação acadêmica de referência, vivências significativas nas áreas que atuamos ou que queremos atuar”, complementa Larissa.

Fabiana Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário