sexta-feira, 27 de maio de 2022

Santa Cruz bem representada - Giordano Linhares se classifica para a semifinal da Copa Brasileira de Pizzaria 2022


O chef Giordano Linhares, da Mil Pizzaria, está concorrendo com outros 35 candidatos de todo o país. A primeira etapa vai acontecer entre os dias 7 e 9 de junho, em São Paulo. Em cada dia se apresentam 12 chefs e 3 serão selecionados para a final. No dia 10, em que acontece a segunda etapa, dos 9 finalistas, um será chancelado como campeão.

Giordano está concorrendo com a pizza Bacon Tropical, que é uma pizza de bacon frito recheada com patisserie, abacaxi com canela e gengibre, finalizada com hortelã frito. “A competição pede que a pizza tenha elementos regionais. A gente tentou viajar na história de Pernambuco, com a colonização, e pegou elementos e demos a nossa cara. Por exemplo, o creme patisseri, que é feito com açúcar, usamos o mascavo e o cumaru, que é a baunilha do Brasil. A gente usou o abacaxi, da Serra das Russas, junto com um caramelizado de gengibre”, explicou o chef.

História - Giordano Linhares começou vendendo brownie em bicicleta para custear o cursinho do filho em 2015. Ele passou em medicina, os custos aumentaram e o número de bicicletas também. Mesmo com cinco food bikes e realizando eventos, não era suficiente para pagar as despesas com a faculdade do filho e ele decidiu vender hot dog. Foi um sucesso, segundo ele.

Para atender a demanda, foi preciso abrir uma lanchonete, ampliar o cardápio com outros sanduíches, até que chegou a uma pizzaria. No ano passado Giordano venceu o concurso Sabores do Agreste e ganhou, entre outros prêmios, uma bolsa para fazer o curso superior em Gastronomia no Senac, em Caruaru. “Eu achei que sabia de alguma coisa e quando cheguei à faculdade, vi que não sabia de nada. E muita coisa da receita dessa pizza já foi de técnicas que vi lá, na graduação. Então, o curso está sendo um divisor de água para minha experiência gastronômica”, destacou o chef que disse querer ver Santa Cruz não só como Capital da Moda, mas como capital da pizza também.

Gastronomia – O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac tem cinco módulos, com disciplinas que contemplam a parte de gestão e de técnicas de cozinha, percorrendo cozinhas internacionais. As formas de ingresso são por vestibular on-line, como portador de diploma, por transferência externa ou com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014 a 2021. O edital para o semestre 2022.2 será lançado a partir do dia 30 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.facsenacpe.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário