sexta-feira, 13 de maio de 2022

Armando defende diálogo da indústria com a economia digital


Durante o seminário “Desenvolvimento Industrial, Científico e Tecnológico”, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ex-senador Armando Monteiro afirmou que o principal desafio enfrentado pela indústria brasileira hoje é definição de uma estratégia que dialogue com a economia digital.

Conselheiro emérito da CNI, Armando complementou que isso dependerá de uma aliança entre o setor público e o privado, para a promoção de competitividade. Armando também defendeu o avanço da reforma tributária. De acordo com ele, o atual sistema privilegia a importação em detrimento da produção nacional. “O sistema tributário brasileiro tem um viés, eu diria, anti-indústria porque sobrecarrega a indústria, do ponto de vista da distribuição da carga setorial com uma segmentação que o mundo não utiliza em relação a tributação de bens e serviços”, afirmou.

Presidente da CNI de 2002 a 2010 e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro atribuiu a dificuldade de avançar na pauta da reforma tributária a uma “grave omissão” do Governo Federal. Para ele, houve ausência de “clareza” por parte do Executivo na apresentação de um projeto de reforma. “Tivemos sempre uma percepção de algo errático no governo, que ora queria tratar de imposto de renda, ora queria fazer uma reforma de alcance muito limitada em relação a questão de Pis Confins. Eu não jogaria a responsabilidade no Congresso”, afirmou.

A indústria é responsável por 71,8% das exportações nacionais de bens e serviços, mostram dados do “Perfil da indústria brasileira”, atualizados em março de 2022 pela CNI. O setor corresponde a 68,6% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento. “O Brasil precisa entender que a melhor forma de crescer é crescer pela indústria. A indústria produz um crescimento melhor. Se olhar o período de relativa estagnação do Brasil coincide com o período de declínio da indústria. A indústria só cresce se o Brasil crescer e o Brasil cresce melhor se a indústria crescer", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário