sábado, 7 de maio de 2022

Coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

O que mais rendeu... - O principal assunto da semana, sem sombra de dúvidas, é o quadro de instabilidade que vive a Frente Popular de Pernambuco. Antes de força e favoritismo inquestionáveis, a Frente vive hoje um momento raro nos últimos 18 anos.

Situação apertada - Com muita gente graúda para poucas vagas na montagem da chapa majoritária, o bloco governista viu a insatisfação de nomes como, Eduardo da Fonte, André de Paula, Zé e Volney Queiroz, e outros, só aumentar diante da indefinição que persiste até hoje.

‘Ninguém tasca, eu vi primeiro’ - O PT já deixou claro que não abre mão da vaga para a disputa pelo Senado, tendo Tereza Leitão como o nome indicado. A questão teria sido definida nos recentes encontros dos principais nomes nacionais do PSB com o ex-presidente Lula, o que deixa a situação ainda mais ‘apertada’, com apenas a vaga de vice de Danilo Cabral ‘disponível’ para os aliados.

Bola cantada - Enquanto isso, André de Paula se movimenta, anuncia candidatura ao Senado (com ou sem a Frente) e, de quebra, recebe o apoio e solidariedade de Da Fonte. Ou seja, talvez não rompam, mas todos os sinais já foram dados.

Ela está de ‘Melé solto’ - Quem ganha com tudo isso, claro, é Marília Arraes, que segue bem nas pesquisas e deverá ganhar de presente um pacote de insatisfeitos com a Frente Popular de Pernambuco.

O mudinho - E por falar em Marília, Zé Augusto Maia segue calado. Fez uma zoada danada há algumas semanas quando anunciou que apoiaria Marília, prometeu inclusive anunciar seus planos políticos (se seria ou não candidato) para a eleição deste ano, no entanto, se calou desde então e segue fazendo seu jogo, como se nada estivesse acontecendo.

Em Jataúba - O companheiro Marcondes Moreno escreveu em seu Blog que o ex-prefeito Antônio de Roque estaria perto de bater o martelo com Miguel Coelho para a disputa pelo governo do Estado. Ainda segundo Moreno, os dois já tiveram uma reunião neste sentido, e o apoio deve ser anunciado brevemente com visita de Miguel Coelho à Jataúba.

E agora? - Resta saber qual a participação do ex-prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira, nessa possível parceria de Antônio de Roque e Miguel. Edson é o principal articulador de Miguel no Agreste e um dos principais no estado.

Idas e vindas - Todos sabem também que Edson sempre nutriu uma excelente relação com Antônio de Roque, que acabou estremecida com a aliança de Edson com Diogo Moraes para as eleições de 2012, 14 e 16. Entretanto, desde 2018, Edson e Alessandra se tornaram aliados do empresário Boy Ribeiro e de sua esposa, a atual prefeita Dra. Cátia Ribeiro, que são, por consequência, os principais adversários de Antônio de Roque.

E para finalizar, perguntar não ofende: Como o empresário Boy Ribeiro tem recebido as novidades que se desenham para o quadro eleitoral na cidade de Jataúba para a eleição de outubro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário