quarta-feira, 25 de maio de 2022

Prefeito de Brejo da Madre de Deus é finalista em prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022


O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, concorre como finalista do Prêmio Sebrae Empreendedor 2022 em uma categoria com um projeto da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O projeto que o município está inscrito trata-se da retomada do artesanato de palha de coco catolé, artesãs de mãos cheias do Sítio Riacho do Pedro voltaram na gestão do prefeito Roberto Asfora a produzir suas artes. De volta ao cargo de prefeito em 2021, Roberto Asfora e Mônica Asfora (Secretária de Cultura) perceberam a ausência do artesanato de palha.

Mônica tem promovido e incentivado a realização de ações para o artesanato desde que assumiu a pasta, suas ações vão desde a aquisição da matéria prima até o espaço de vendas do produto na Secretaria de Cultura na Sede e na Casa da Cultura de São Domingos. A arte da palha é destaque, nas feiras Agro Nordeste, Feneart e Feira da Paixão, o artesanato foi sucesso de vendas. “O resgate desse artesanato é importantíssimo para nossa cultura, mas principalmente para as artesãs, já que é uma fonte de renda para essas mulheres guerreiras que com suas belíssimas mãos entregam o que de melhor podem fazer com a palha,” enfatizou a secretária.

O planejamento apresentado ao Sebrae destaca que o município só tem 4 artesãs, contudo, a gestão Roberto Asfora lançou a proposta que as artesãs existentes capacitem os jovens em um curso prático, alunos e professoras seriam remunerados pela prefeitura e assim a cultura do artesanato de palha que é milenar, continuaria sólido e vivo no município, o projeto tem a parceria das Secretarias de Cultura e Assistência Social.

O Sebrae visa as boas práticas dos gestores públicos no ambiente de negócios, o prefeito Roberto Asfora falou sobre as ações da secretária de cultura “Nosso time é competente, somos implacáveis quando se trata de resgatar os bons projetos, essas artesãs são incríveis, fazem um trabalho digno e merecem todo reconhecimento, é uma pena que nos últimos anos os antigos gestores tenham virado as costas pra essa atividade tão linda e bela.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário