sábado, 28 de maio de 2022

Confira a coluna 'Politicando ' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Um festival de polêmicas - O primeiro assunto a render uma boa pauta esta semana foi a polêmica em torno da realização ou não do Festival de quadrilhas juninas ‘Biu e Gogó’. Criado ainda na primeira gestão do ex-prefeito Edson Vieira, o festival teria a frente na edição deste ano o promotor de eventos Alberto Grilo.

Não - A Prefeitura negou a possibilidade da realização do festival. Segundo nota assinada por secretários da gestão, a máquina pública não teria como dar o suporte necessário a realização de dois festivais, uma vez que a Prefeitura já está promovendo o Festival ‘Fogoió dos Oito Baixos’.

Chateados - Grilo ficou na bronca, claro, alega perseguição política e prometeu judicializar a questão. O ex-prefeito Edson Vieira, principal patrocinador e interessado político do evento, também disse ‘poucas e boas’ contra a gestão do prefeito Fábio Aragão.

No final das contas - Quem quiser dançar em festival quadrilha junina, ao menos por enquanto, só tem uma opção, que é o Festival ‘Fogoió dos Oito Baixos’.

A novela que não acaba - Em Brejo da Madre de Deus segue o moído em torno da votação das contas de governo dos ex-prefeitos Dr. Edson e Hilário Paulo. A votação deveria ter ocorrido na última terça, no entanto, foi adiada, devido a um intenso bate-boca entre situacionistas e oposicionistas, que findou com o desmaio da vereadora Jeane da Saúde, que teve que sair da Câmara, de ambulância, direto para a UPA Mestre Camarão.

O próximo capítulo - Vereadores do grupo de situação acusam o grupo de oposição (aliados de Dr. Edson e Hilário) de armarem manobras, uma após a outra. Vereadores aliados dos ex-prefeitos juram ‘de pés juntos’ que querem apenas que o regimento seja respeitado. Enquanto isso, a próxima sessão já tem data marcada para acontecer, terça-feira, dia 31.

O próximo capítulo II - Se tudo ocorrer normalmente e a sessão seja, enfim, finalizada, Dr. Edson e Hilário deverão ter as contas rejeitadas também pela Câmara, já que o TCE já as rejeitou.

Bronca federal - A cidade foi surpreendida esta semana com a notícia de que a Polícia Federal notificou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. A notificação tem como objetivo, obter cópias de contrato firmado e de empenhos extraídos do sistema de contabilidade entre a gestão da Câmara (que tinha como presidente Laelson do Sindicato) e uma empresa local fornecedora de combustíveis e lubrificantes.

Bronca federal II - A investigação é fruto de uma Auditoria, que identificou o abastecimento de forma irregular de carros, gerando, segundo o TCE, o prejuízo de mais de 37 mil reais. Um dos automóveis que teria sido abastecido de maneira irregular é o de Dr. Edson, que à época exercia a função de secretário de Saúde do município.

Bronca federal III - Em participação no programa Rádio Debate desta quinta-feira, Laelson do Sindicato disse que está tranquilo, que não tem o que temer com o avançar das investigações e, basicamente, disse que pode ter havido ‘má vontade’ e até mesmo ‘culpa do frentista’ responsável pelos abastecimentos.

Bronca federal IV – É bom que essa turma fique atenta e consciente que, a partir de agora, a Polícia Federal entrará em campo. Investigações e oitivas serão feitas e, mais cedo ou mais tarde, tudo será esclarecido e os culpados serão apontados e responsabilizados.

E para finalizar, perguntar não ofende: Será que em Brejo, assim como já aconteceu em Santa Cruz do Capibaribe, a culpa vai sobrar para o digitador? A diferença é que em Brejo o digitador, na verdade, pode ser um simples frentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário