terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Inscrições para o SISU começam nesta terça


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022 estarão abertas a partir desta terça-feira (15), e os candidatos têm até sexta-feira (18) para realizar o cadastro, na página do Sisu. Veja abaixo como funciona o programa que leva pessoas ao ensino superior.

Um dos maiores sonhos de quem está finalizando o ensino médio é ingressar no ensino superior. Um dos caminhos para conseguir matrícula no curso desejado, é a inscrição no Sisu. Criado em 2010, pelo Ministério da Educação, o Sisu permite que os candidatos acessem a nota de corte e as instituições disponíveis de acordo com a sua nota alcançada.

Para entrar, o candidato precisa ter uma boa pontuação geral para alcançar a nota de corte exigida na ocupação das vagas e não pode ter zerado a redação. O Sisu oferece cursos nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

As inscrições ocorrem duas vezes por ano, sempre no início de cada período letivo, e devem ser feitas na página do Sisu. O candidato pode escolher duas opções de curso, a universidade, turno e a modalidade de concorrência (se usará cotas ou será por meio da ampla concorrência). As vagas são disponibilizadas pelas instituições de ensino no sistema, que pode ser acessado on-line com o número de inscrição e a senha cadastrada do Enem.

O processo leva em conta as notas dos candidatos no Enem 2021 para selecionar alunos que irão estudar em instituições públicas. Além de ter feito o Enem, o candidato precisa ter tirado nota superior a zero na redação para participar do Sisu.

O candidato não pode ter participado da edição como "treineiro", como é o caso de alunos que não concluíram o ensino médio. No dia 09 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.

Cronograma Sisu 1º/2022:

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
  • Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Resultados da lista de espera: 10 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário