sexta-feira, 22 de março de 2019

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe convoca reunião para reativação do Conselho Municipal de Turismo

O Turismo é parte estratégica do desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Capibaribe. A cidade é uma das mais importantes do Polo de Confecções e recebe cerca de 100 mil pessoas por semana nas altas temporadas de feiras, que vêm à cidade para comprar no Moda Center Santa Cruz e no Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

Visando o fortalecimento do Turismo Comercial da cidade, a Prefeitura convocou uma reunião para a reativação do Conselho Municipal de Turismo. A ação é necessária para a criação do Plano Municipal de Turismo e para a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo.

O prefeito Edson Vieira detalha os motivos da convocação da reunião. “Precisamos adequar a lei que cria o Conselho à nova realidade de exigências do Ministério do Turismo e também fazer com que o Conselho funcione, para podermos ir em busca de recursos que melhorem principalmente a infraestrutura da cidade, como calçamento, asfalto e sinalização turística”, disse.

Além do Turismo Comercial, a Capital da Moda possui atrativos turísticos convencionais como o Turismo de Aventura na Serra do Pará, com suas inscrições rupestres e cavernas que atraem pesquisadores e praticantes de esportes. A cidade também se utiliza do Turismo de Eventos, como o São João da Moda, consolidada como uma das melhores festas juninas do interior de Pernambuco e que atrai milhares de pessoas.

"Um dos aspectos debatidos na reunião foi o esclarecimento e indispensável reformulação do Conselho Municipal de Turismo, cujas ações implicarão em novos direcionamentos de projetos e recursos na área, como prevê o Plano de Regionalização do Turismo, desde 2002, e que em 2017 proporcionou a entrada da cidade no Mapa do Turismo Brasileiro", afirma Claudio Soares, atual gestor de Turismo da cidade. O Ministério do Turismo condiciona a permanência de cidades no Mapa e consequente participação de verbas e projetos ao funcionamento permanente do Conselho, além de outras ações.

Na reunião, que aconteceu na última quarta-feira (20), se fizeram presentes representantes do poder público municipal, dos setores de hotelaria, agências de viagem, artesanato, e transportes. Os participantes do encontro são citados na lei que instituiu o Conselho, no ano de 2007. Uma comissão foi formada para acompanhar o texto do novo projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores. Essa mesma comissão se reunirá na próxima terça-feira, 26, para a primeira avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário