sexta-feira, 15 de março de 2019

Agricultura em pauta - Diogo Moraes e Dilson Peixoto discutem ações para Santa Cruz do Capibaribe e região

Nesta terça-feira (12), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) tratou de demandas relacionadas aos municípios do Agreste, entre eles, Santa Cruz do Capibaribe, em reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, com o gestor da pasta, Dilson Peixoto. Acompanhado pelo pré-candidato a prefeito Fernando Aragão, do vereador Carlinhos da Cohab e do suplente de vereador Zome, os representantes falaram das necessidades da região. Na pauta, pleitos de recuperação de barragem, construção de poços e sistemas simplificados de água, apoio na realização da 5ª edição da Expogana e outros. No encontro, ficou acertado que uma nova data será marcada para Dilson repassar ao parlamentar tudo que será viável atender, já que alguns precisam de estudo do Órgão. Segundo Diogo Moraes, o que for conquistado para Santa Cruz do Capibaribe, também será possível compartilhar com cidades como Taquaritinga e Brejo da Madre de Deus.

Na ocasião, o deputado Diogo Moraes aproveitou para parabenizar Dilson Peixoto pelo cargo na pasta de Desenvolvimento Agrário, destacando a sua importância para quem trabalha e mora no interior. “Também me coloco à sua disposição, secretário, para qualquer demanda na Assembleia Legislativa de Pernambuco”, pontuou Diogo. O parlamentar explicou o cenário local, as principais dificuldades e sugeriu algumas soluções, a exemplo da solicitação da recuperação da barragem Pedra da Nega, localizada no distrito do Pará. Construída há cerca de 60 anos, a barragem, quando acumula água com as chuvas, beneficia diversos povoados da região, sendo utilizada para o cultivo familiar. “Sobre este pleito, Dilson Peixoto informou que vai analisar a viabilidade de intervenção em parceria com outro órgão estadual”, comemorou Diogo.

Também foi solicitada a limpeza no Açude de Poço Fundo, também em Santa Cruz do Capibaribe, com capacidade para 28 milhões de m²; a ampliação do fornecimento de leite de vaca por meio do programa do governo Federal; a perfuração de poços na zona rural de Santa Cruz, a exemplo de Poço Fundo; a cessão de tratores do IPA em período mais correto para o plantio; e envio de sementes; além de apoio na realização da 5ª edição da Expogana, exposição de animais de Magana, sítio localizado na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. Sobre o fornecimento de leite, Dilson Peixoto informou que o convênio com o Governo Federal está próximo de ser renovado. Com isso, será viável incluir novas associações aptas para o benefício. Já com relação à construção de poços, o gestor da pasta adiantou que o programa Água Para Todos, também em convênio com o Governo Federal, possibilitará a construção de sistemas simplificados de água (SSA) e pequenas barragens. “Quando o convênio estiver renovado, atenderemos este pleito”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário