quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Eleição para a mesa da Câmara de SCC deverá acontecer na próxima terça-feira, dia 4. Helinho Aragão desponta como favorito para a presidência

Está agendada para a tarde desta quinta-feira, dia 29, mais uma reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Esta será a 19ª sessão do segundo semestre do ano, faltando, portanto, apenas mais uma para o término das reuniões ordinárias em 2018, data limite para a realização da eleição para a mesa diretora que comandará a Casa no biênio 2019\2020. 

A 20ª sessão deverá acontecer na próxima terça-feira, dia 04, já que na quinta-feira, dia 06, acontecerá a diplomação dos eleitos na eleição do último mês de outubro e três santa-cruzenses participarão do ato: Alessandra Vieira e Diogo Moraes como deputados estaduais eleitos e Tallys Maia como segundo suplente de deputado estadual.

Clima quente - Com a proximidade da data da eleição o clima está quente nos bastidores da Câmara. Nesta quarta-feira pela manhã, pouco antes do início da 18ª sessão ordinária o clima esquentou nos bastidores da Câmara. O vereador Ernesto Maia se recusou a participar do começo da reunião e acusou o presidente da Câmara, Zé Minhoca de está arquitetando uma manobra para a antecipação da eleição para a mesa diretora, que segundo Ernesto, estava agendada anteriormente para o dia 13 de dezembro. Ernesto articulou a não participação da bancada de vereadores que apoiam Diogo Moraes na Câmara, fato que posteriormente acabou não se consumando. 

O presidente da Câmara disse que tem seguido o rito normal das reuniões. Na manhã desta quarta ele deu prosseguimento a sessão, que teve quórum mínimo necessário e que depois teve a participação de Ernesto e dos vereadores que compõem a bancada de aliados de Diogo. Zé Minhoca também confirmou a realização da 19ª sessão, agendada para esta quinta. “A sessão está mantida e vem quem quiser”, disse o presidente, findando o assunto.

Um fato que deixou a bancada de Diogo Moraes inquieta foi a participação dos vereadores ligados a Zé Augusto Maia na reunião desta quarta. A presença deles foi essencial para que o presidente tivesse o quórum mínimo para a sessão. Para Ernesto Maia, a ida de Helinho Aragão, Capilé e Augusto Maia a essa reunião seria um sinal de que os aliados de Zé Augusto e os do prefeito Edson Vieira teriam selado um acordo em torno da eleição da mesa. “Tudo indica que sim”, disse ele ao editor do blog, dizendo ainda que não sabia se participaria ou não da reunião agendada para esta quinta-feira.

Caso realmente se confirme uma articulação das bancadas de aliados do prefeito Edson Vieira e do ex-prefeito Zé Augusto Maia, tal projeto teria 9 votos, um a mais que a bancada dos apoiadores de Diogo Moraes. Informações de bastidores dão conta que Helinho Aragão seria o nome de consenso das bancadas de Edson e de Zé Augusto, o que dá ao vereador o status de favorito na ‘bolsa de apostas’ em torno do nome do futuro presidente do Legislativo da Capital das Confecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário