quinta-feira, 22 de novembro de 2018

De olho na presidência da Câmara Federal - Luciano Bivar ganha apoio de aliado de peso

Braço direito do presidente eleito Jair Bolsonaro, o senador Major Olímpio (PSL-SP) virou um cabo eleitoral de peso para o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, na disputa pelo comando da Câmara Federal. Durante a reunião da bancada da sigla, na quarta (21), o parlamentar paulista lançou o nome do correligionário pernambucano para dirigir a Casa baixa. 

Presidente do PSL de São Paulo, ele ponderou, contudo, que se trata de uma posição pessoal, já que o tema não foi definido pela bancada. A possibilidade da agremiação lançar um nome para a presidência da Câmara não é consenso na legenda. Ponderado, Luciano Bivar disse que vai aguardar as discussões no legislativo.

"O major Olímpio falou que o partido deveria ter um candidato e que, se fosse para o partido ter um candidato, o nome seria o meu. Eu ponderei que teria que ter mais calma para discutir isso. Isso ainda não foi discutido. Eu preciso, primeiro, cuidar da minha volta para a presidência do PSL”, disse Bivar. 

Jair Bolsonaro fez questão de passar na reunião para cumprimentar a bancada do PSL na primeira reunião do grupo. Ele garantiu que atenderá a "qualquer pedido" de recursos dos parlamentares para seus estados e municípios e pediu apoio para as votações no Legislativo. "Se eu afundar, não é vocês não, é o Brasil todo que vai afundar junto", apelou. Bolsonaro também fez questão de negar que esteja priorizando o DEM nas articulações para o Planalto - fato que vem gerando insatisfação dos aliados e no próprio PSL. 

Em contrapartida, a bancada espera ser ouvida pelo Executivo. Os deputados acumulam pleitos variados e querem ter espaço tanto no Legislativo quanto no futuro governo. Alguns dos espaços pleiteados são o comando da Comissão de Constituição e Justiça e cadeiras em comissões do Congresso como Segurança Pública. Atual líder da bancada do PSL, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente eleito, terá a vez de porta-voz do grupo. Ele se reunirá com o o coordenador da transição, Onyx Lorenzoni (DEM), para tratar dos anseios da bancada, na próxima semana.

Com informações da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário