sábado, 7 de abril de 2018

A maior das últimas décadas - Chuva de 154 milímetros faz Açude da Manhosa transbordar e Rio Capibaribe ganhar força em seu leito

Imagem: Blog do Ney Lima
Quase doze horas ininterruptas de chuva proporcionaram cenas que até então existiam apenas na memória da população de Santa Cruz do Capibaribe. Do começo da noite desta sexta-feira, dia 06, até o começo da manhã deste sábado, dia 07, choveu na cidade cerca de 154 milímetros. 

Pontos de alagamento e pequenos transtornos foram registrados em vários bairros da Capital das Confecções, bem no distrito de São Domingos do Brejo da Madre de Deus. Populares utilizaram o Facebook para o registro de ruas alagadas, casas ilhadas e até mesmo danos materiais.

Segundo o professor Pablo Ricardo, gestor de meio ambiente do projeto Bichos da Caatinga, baseado nos registros existentes dos últimos 55 anos, a chuva ocorrida nesta madrugada em Santa Cruz do Capibaribe foi a maior já registrada até hoje. “Até então, a maior marca era de 113 milímetros, registrados em 18 de junho de 2010. Em um único dia choveu mais de 200% do que era previsto para todo o mês de abril”, disse Pablo Ricardo. 

Com a forte chuva registrada, reservatórios que há anos não acumulavam volumes significativos estão cheios, alguns inclusive, vertendo água, como é o caso do Açude da Manhosa, localizado no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe e que desde 2004 não transbordava. 

Rio Capibaribe – Uma grande quantidade d’água também pode ser visto no leito do Rio Capibaribe, que há anos não registrava tamanho volume, o que tem despertado a curiosidade de centenas de pessoas, que se aglomeram para ver de perto o espetáculo da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário