segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Escolas Municipais comemoram o Folclore em Santa Cruz do Capibaribe

Cordéis, danças, comidas típicas, plantas medicinais e tantas outras manifestações populares se fizeram presentes nas comemorações culturais em alusão ao Folclore, nas escolas da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe. 

Entre os dias 19 de agosto e 01 de setembro, os estudantes comemoraram essa data mostrando os trabalhos desenvolvidos durante as aulas. A Escola João Maia Neto, por exemplo, elaborou atividades apresentadas durante a II Mostra Cultural, realizada no dia 24 de agosto.

A comemoração nessa escola contou com apresentações de danças de coco, cirandas, forró, cangaço, mostras com comidas típicas e plantas medicinais, confecção e mostra de cordéis, e tantas outras manifestações que fazem parte da Identidade Cultural Nordestina.

Para Carlos Vagner, coordenador pedagógico da Escola João Maia Neto, esse resgate às raízes culturais é indispensável para a construção de uma identidade desses alunos e, consequentemente para a sociedade. “Sempre temos a necessidade de valorizar a cultura local, principalmente se formos analisar a geração atual e a dificuldade dela reconhecer a sua identidade e suas raízes. Com isso, estamos resgatando o folclore, as brincadeiras, os costumes, a culinária, as danças, e tantas outras manifestações” comentou o coordenador.

Nos últimos dias, a Escola Municipal Ivone Gonçalves realizou diversas atividades durante o dia inteiro. Foram explicações e apresentações sobre literatura infantil e juvenil, vida e obra de artistas como Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga, sobre o cinema, música, reforma protestante, e mais. 

A II Mostra de conhecimentos, ciências e arte da Escola Ivone, na quinta feira (31) também teve um diferencial. Em prol da inclusão e participação de todas as crianças nas atividades escolares, os professores juntamente com os alunos com deficiência realizaram diversas pinturas e colagens artísticas e as demonstraram para o público. 

Para Claudenice Dias, secretária executiva de educação, “O folclore é um conjunto de tradições e manifestações de um povo e, partindo dessa relevância na vivência e sabedoria popular, as escolas municipais têm desempenhado um papel significativo no incentivo e na produção de atividades diversificadas no resgate da cultura, na literatura, na música, na linguagem ou até na medicina popular. Enfim, em todas as áreas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário