quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Os inimigos da Educação - Luciene Cordeiro define gestão Maia como ‘período negro na história da educação’ e diz: “Sofremos o pão que o diabo amassou”

A diretora do Sindicato Único do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino de Pernambuco (SINDUPROM), Luciene Cordeiro, concedeu entrevista ao blog/programa ‘Direto ao Ponto’ e comentou a recente assembleia da categoria, onde foi aprovada a proposta de 3 milhões de reais, apresentada pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira com o objetivo de sanar perdas salariais referentes aos anos 2001 à 2006.

Os recursos têm origem no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (FUNDEF), extinto em 2007, que previa um valor mínimo anual por aluno que deveria ser garantido pela União como complementação ao arrecadado pelos Estados, o que não ocorreu no período, levando os municípios a processarem a União e posteriormente conquistarem o ressarcimento. 

Para Luciene 60% dos recursos deveriam ser destinados aos profissionais que atuaram no período. “No nosso entendimento, como naquele ano a gente recebia pelos 60%, então 60% de complementação que vem agora, deveria ser repassado para os professores. Infelizmente, o prefeito não entendeu desta forma, a nossa luta continua. O bom mesmo seria que tivesse sido repassado os 60% para todo mundo, mas infelizmente não conseguimos”, disse.

Luciene relembrou o período. “Foi um período muito difícil para a categoria de professores, nesse período o governo era José Augusto Maia e nós que estávamos na ativa sofremos o pão que o diabo amassou, principalmente quem era efetivo da época.  Porque, além de não sermos recebidos pela gestão, de não haver diálogo nenhum, também não tinha reajuste salarial.  Então foi um período negro na história da educação”, declarou. 

Na oportunidade, Luciene destacou a importância do diálogo para a garantia dos 3 milhões de reais. “Foi importante a abertura desse diálogo, porque pelo menos uma parte a gente está garantindo agora e daqui para frente, vamos ver o que acontece(...). O diálogo é de fundamental importância, se não existir diálogo, não existe avanço. A gente só conseguiu esse valor mediante o diálogo”, afirmou.

Com informações do Blog Direto ao Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário