terça-feira, 5 de setembro de 2017

5 de setembro - Dia da Amazônia

Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade. A Amazônia é conhecida também por Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica. 

A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% com pequenas quantidades na Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia, pois foi quando D. Pedro I criou a província do Amazonas no ano de 1850.

A data é voltada para incentivar a reflexão sobre a importância da Floresta Amazônica para o planeta, pela sua riqueza de vida animal e vegetal, e por possuir diversos recursos naturais. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora, causando danos irreversíveis ao ecossistema amazônico. Além do desmatamento, a Amazônia tem sido vítima da biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça ilegais; e conflitos por disputas de terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário