O início da infância, é marcado pelo aprendizado, a todo momento a criança entra em contato com novos estímulos, esses que serão fundamentais para o desenvolvimento da criatividade ao longo de toda a vida. Conforme surgem os primeiros hábitos e preferências, é importante que a escola, bem como os próprios pais, ofereçam um ambiente onde elas possam tornar-se exploradoras, a terem um olhar curioso.
Conscientes disso, as professoras Daniela Feitosa e Pollyana Isabela responsáveis pelas turmas do 2° Ano ''A e B" da Escola Dinâmica, propuseram atividades onde os alunos precisavam criar desenhos e formas usando massa de modelar explorando Linha Horizontal, Vertical, Inclinada, Curva, linhas complexas: Ondulada, Poligonal, assunto estudado anteriormente em sala de aula. O resultado foi uma série de trabalhos onde a criatividade das crianças surpreendeu as educadoras.
O uso de massa de modelar em atividades estimula a inteligência porque faz com que a criança use sua imaginação e desenvolva sua criatividade. Quando estão trabalhando com massinhas, se concentram, prestam muita atenção em tudo, ao mesmo tempo, desenvolvem a socialização e o espírito de companheirismo e cooperação.
A massinha permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas idéias, busca aperfeiçoar suas criações.
Também através da massinha as crianças podem experimentar criações tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário