sexta-feira, 24 de março de 2017

Dimensões e potencial do Moda Center Santa Cruz impressionam integrantes de missão europeia

A vinda de uma missão europeia ao Moda Center Santa Cruz agradou à gestão do maior centro atacadista de confecções do país, localizado em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado. O grupo esteve no local nesta quarta-feira (22), quando foi recebido pelo síndico do empreendimento, Allan Carneiro, e outros representantes do condomínio de negócios. O encontro integrou a nova etapa de um projeto de internacional com foco em tecnologia e inovação. Os membros da caravana se mostraram impressionados com a proposta e as dimensões do espaço e do polo de confecções.

“Colhemos informações e esclarecemos dúvidas sobre o mercado europeu, apresentamos o funcionamento e o potencial do Moda Center Santa Cruz e detalhamos como se dá a produção no Agreste de Pernambuco. Essa visita é a segunda fase de uma cooperação internacional, na qual foi feito o mapeamento de necessidades do setor e resultará na proposição de projetos por parte dos pesquisadores para instalação na região. Na próxima etapa, esperamos que haja a implantação das ações no polo, com a pretensão de colhermos frutos principalmente na área de inovação”, comentou Allan Carneiro.

De acordo com o síndico, os integrantes da comitiva ficaram impressionados com a estrutura e as dimensões do Moda Center Santa Cruz e com a manufatura de vestuário e acessórios no interior do estado. “Depois da visita, ficamos na expectativa de fazer a ponte inversa: conhecermos o polo de confecções do Norte de Portugal e trazermos ideias para o nosso. Também colocamos para o projeto a necessidade de construção da cultura exportadora. Precisamos investir na preparação e só então partir para o mercado internacional. Atendemos a públicos cada vez mais exigentes e todos deverão trabalhar com este foco”, acrescentou.


O professor da Universidade de Coimbra, Hugo Pinto, integrou a caravana estrangeira. “O objetivo é entender o setor das confecções e definir prioridades que se dão no segmento de inovação e tecnologia. Pernambuco tem um potencial no setor de têxtil no tocante desenvolvimento. O polo precisa criar atividades mobilizadoras que possam causar mudanças estruturais. Ficamos impressionados com a dimensão do parque. Existe uma grande variedade de indústrias e a região tem potencial de expandir para outros mercados a nível nacional assim como para exportação”, comentou.

Para Luciana Távora, diretora de Política e Articulação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, a visita pretendeu ampliar a interação do Brasil com a União Europeia, proporcionando a troca de experiências do que é aplicado naquele continente. “O projeto visa fazer um estudo do setor de confecção. Vamos trabalhar os Arranjos Produtivos Locais, principalmente da competição. E esperamos fortalecer nosso sistema territorial de inovação”, ressaltou.

Mais - Pernambuco foi escolhido para receber o projeto piloto RIS3-PE – Estratégias de Especialização Inteligente em Território Inovadores, contemplado no Programa Diálogos Setoriais, em convênio firmado entre o Brasil e a União Europeia. Foram selecionados dois setores econômicos para a realização do estudo; o de T.I. automotivo, no Grande Recife, e o de confecções, no Agreste.

Pela iniciativa, um grupo multidisciplinar, interinstitucional e internacional conhecerá e levantará informações, além de identificar recursos para ciência, tecnologia e inovação, analisando as necessidades de apoio a inovação nos setores selecionados. O projeto é uma realização da Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia (DGREGIO), Ministério da Integração Nacional, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco e o Centro de Estudos Estratégicos e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estrutura - Referência nacional, o Moda Center Santa Cruz é o maior centro atacadista de confecções do Brasil, reunindo mais de 10 mil pontos comerciais, entre lojas e boxes. Ele reúne um mix de produtos variados, com destaque para roupas e acessórios, comercializados especialmente em grande escala. Nas segundas e terças ocorrem as chamadas feiras, quando todas as unidades de venda estão funcionando. Na alta temporada, o empreendimento chega a receber uma média semanal de 150 mil clientes vindos de todo o país.

O parque disponibiliza seis praças de alimentação, estacionamento gratuito para 6,5 mil veículos e rede própria de hotéis e dormitórios com cerca de dois mil leitos. O local ainda conta com posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e TV e circuito interno de segurança.

* Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário