segunda-feira, 20 de março de 2017

A Festa Vermelha - Santa-cruzense descreve emoção de participar de 'Inauguração Popular' da Transposição do São Francisco

O santa-cruzense usou seu perfil no Facebook para descrever a emoção que ele sentiu neste domingo, quando do ato ocorrido na cidade paraibana de Monteiro, onde petistas de toda a região, aliados e seguidores do ex-presidente Lula promoveram o que chamaram de 'Inauguração Popular' da Transposição do Rio São Francisco.

Confira abaixo, que Paulinho definiu como um 'textão':

Conheço a cidade de Monteiro desde antes de ela "entrar no mapa" com a transposição. Tenho família lá e na região, gosto da cidade, das festas (conheça o sábado de aleluia de lá). Enfim, não conheci Monteiro domingo. Mas foi a primeira vez que vi água correndo sob a ponte. Foi a primeira vez que vi pessoas tomando banho de Rio. Confesso que isso foi muito, mas muito emocionante, política à parte. Eu nasci em São Paulo, sou filho de retirantes daquela região da Paraíba, que foram embora na década de oitenta por causa da seca, como tantos outros nordestinos também fizeram. Isso é pesado. Não ter direito a viver na própria terra. Ir embora não por opção, mas por falta dela. Agora isso acabou!

Porém, antes de chegar à ponte, caminhei 3 km com meus pais - João, 62, e Quitéria, 57 - sob o Sol do meio dia. Isto porque não havia mais como seguir pela estrada. A cidade de 33 mil habitantes não comportava a quantidade de pessoas que lá estava. A Rodovia virou estacionamento. 

Minha ideia era ir a Sertânia antes de ficar em Monteiro, para um encontro com lideranças do PCdoB. Para isso precisaria cruzar Monteiro, não foi possível. Ou se entrava na cidade por um lado ou por outro, mas cruzá-la era impossível. E era POVO que lá estava. Povo mesmo. Povo branco, povo preto, diferentes etnias e classes sociais, militantes de movimentos sociais. De TODOS os Movimentos Sociais. Mas em todas as muitas milhares de pessoas que lá estavam havia algo em comum no olhar: ESPERANÇA! Isso foi muito emocionante! Você ver as pessoas olhando umas nos olhos das outras e se encontrando no olhar do outro. Otimismo coletivo como há muito tempo não via. Como se estivéssemos todos com saudade de sentir aquilo, maltratados com os rumos da política nos últimos e tenebrosos tempos.


Dentre essas pessoas que estavam com semblante diferente da cara que o páis tem tido ultimamente estava uma em especial. Dilma Vana Rousseff. Com esse processo de Golpe de Estado que o país passou, acabei estando em muitos eventos com a Presidenta de 2015 pra cá. Sempre que a via eu me sentia mal. Entre meados de 2015 e o impeachment em outubro, vi uma Dilma abatida, carrancuda, triste, angustiada! Aliás, desde a campanha de 2014, Dilma parecia maltratada. Mas ela é guerreira! Cumpriu sua tarefa, foi até as últimas consequências. Respeitou as instituições, mas nunca deixou de denunciar a injustiça pela qual passou! Mas ontem não! Aquela Dilma me deixou feliz. Ela também tinha esperança nos olhos. Mais do que isso, ela transcendia otimismo. E sorrisos! Interagiu com o povo o tempo inteiro! Brincava com o público e com os colegas de palanque. Foi reverenciada por todos e todas! Sobretudo por Chico César! Grandiosíssimo Chico César que a chamou de mãe! Mama África! Mãe Dilma! Ricardo Coutinho, governador da Paraíba (que PSB tão massa), fez questão de destacar que Dilma foi responsável por 72% da Obra da Transposição! A fala da Dilma não foi brilhante, como geralemente não é, ela tem dificuldade de articular a fala. Mas foi verdadeira como sempre! Verdade, aliás, que parecia ser a Tônica de todas as falas!

Dentre as falas, a de Ricardo Coutinho me impressionou! Pela verdade, pela coragem, pelo conteúdo e forma (Homão da Porra). Ricardo falou sobre mérito! Foi justo com quem é de Direito! Falou - e já tinha falado na cara do Temer - que Lula foi o grande responsável pela Transposição. Falou, como citei antes, do empenho de Dilma em prosseguir com a obra durante seu governo! Falou que tem lado! Que sabe quem é, que é de esquerda! Que contrariou o partido do qual faz parte. Que votou em Lula sempre que este foi candidato, assim como em Dilma! O que eu sentia em cada palavra de Ricardo Coutinho era que ele era "um de nós"! Acho que nosso governador tem muito a aprender com ele! E que o PSB tem muito a prender com o PSB da Paraíba. Olhava pra galera do PSB e os via como iguais! Um PSB com S maiúsculo!

Depois da fala de Ricardo Coutinho, Lula foi chamado. Eu achava que ouviria o pré-candidato Lula em seu primeiro ato político no aquecimento para 2018, mas não! O que ouvi foi um desabafo. O que eu vi foi um senhor de 71 anos que acaba de perder a companheira de uma vida inteira. Um senhor de 71 anos que já passou fome. Filho de retirantes como eu. Criado em SP como eu. Pisando no chão de seus pais como eu. Feliz como eu. Vi um senhor de 71 anos, militante político que lutou a vida inteira por sua classe, minha classe, nossa classe. Classe pobre, trabalhadora, explorada, injustiçada, saqueada durante toda a nossa história. Um senhor de 71 anos que enfrentou a Elite desse país. Que foi preso injustamente por ser um líder político nato durante a ditadura. Um senhor de 71 anos que quando mais jovem mobilizou um país. Que perdeu eleições seguidas para mentiras, muitas mentiras. Mas que venceu. Que levou milhões de Silvas pro Planalto! Que teve como Primeiro Diploma da vida o de Presidente da República.

Lula falou (e como ele é om nisso) sobre a Transposição. Ele disse que quem inseriu essa ideia em sua cabeça foi Miguel Arraes de Alencar, nosso Arraes! Que desde 1989 ele já planejava fazer o que TODOS OS PRESIDENTES DA REPÚBLICA PROMETERAM. Mas Lula foi lá e fez! Ele disse - e eu acredito muito nele - que diziam a ele que a prioridade não era essa. Que tinha que fazer estrada, que tinha que fazer outras coisas. Mas Lula investiu na Transposição. Enfrentou o Mundo por isso - fez uma grande menção a Ciro Gomes, que comprou a briga do debate ambiental. Destacou Jaques Vagner, Eduardo Campos, os governadores que ajudaram a viabilizar o sonho. E Lula sabe como ninguém a importância da transposição. Não é um plano emergencial, que consome um volume enorme de dinheiro e dura pouco. É água de forma permanente! Que possibilita oi plantio, o desenvolvimento da indústria. Possibilita que trabalhemos pra desenvolver a NOSSA TERRA! Não precisamos sair pra desenvolver São Paulo e Rio! "Nordestino tem que ir em São Paulo passear!"

Mas vai muito, além disso! Não é só a indústria e a agricultura que vão desenvolver! Isso porque não chegou só água. Chegou Universidade, chegou Bolsa Família, chegou Energia Elétrica, chegou SAMU, chegou casa própria, emprego, crédito. O Estado chegou no interior do Nordeste, onde ele jamais tinha estado. Lula quando fala em pobre fala a verdade! Que pobre é solução se fizer parte do processo! Se puder consumir e tiver emprego, pobre paga a Previdência, paga dívida externa, PAGA O BOLSA FAMÍLIA pro outro mais pobre que ele, pra poder ascender, paga o investimento em educação, o aumento do salário das professoras e professores. Paga as contas que os ricos fizeram! Aliás, paga de novo! E o mais legal é que o rio não perde nada e ainda lucra! Porque o que o pobre consome é o rico que produz! E isso é verdade, porque Lula já fez isso! E ele sabe porque fez! Ele fez isso, porque ele já esteve do lado de cá do balcão. Porque é um de nós! Lula é contra a Reforma da Previdência! Todos e todas que estavam em Monteiro, no Palanque ou no chão, são contra essa reforma que quer nos fazer trabalhar até morrer. Mas só a gente, pobre, porque rico pode recorrer à Previdência Privada. E pra alguns com super salário, a regra não muda. Lula não diria que "temos que fazer esse esforço pelo Brasil" como os que são favoráveis dizem. Porque o Lula sabe que a gente já se esforça demais! Se esforçar até morrer já é demais!

No final, teve 2018! A ameaça mais maravilhosa que eu já ouvi: "Peçam a Deus que eu não possa ser candidato, porque, se eu for, é pra ganhar."

2018 pode não ser o ano do Hexa - tomara que seja - mas talvez um "Pentacampeonato" caia muito bem!

Por fim, quero falar da felicidade em ter ido! E mais ainda, da felicidade que tenho de meus pais terem ido! Nunca vi os olhos de minha com o brilho que vi ontem. Acho que depois de ontem eles entendem em 100% porque sou militante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário