domingo, 19 de fevereiro de 2017

Coordenação motora é trabalhada na Educação Infantil da Escola Dinâmica

A coordenação motora é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos. Devendo ser trabalhada com as crianças, adultos e também idosos.

Na Escola Dinâmica, as professoras da Educação Infantil, especialmente das turmas do Maternal, realizam várias atividades recreativas com o objetivo de desenvolver a coordenação e ajudar as crianças que apresentam problemas nesse sentido.

"Desenvolvemos uma atividade lúdica para estimular os movimentos, onde no decorrer de cada etapa foi trabalhado a coordenação motora de maneiras diferentes, como andar sobre uma linha marcada no chão, correr, pular com um pé só, etc. É muito importante que a coordenação motora seja incentivada em crianças até os seis anos de idade", explica a professora do Maternal, Mariana Camila.


As educadoras utilizam o pátio da escola como espaço complementar das atividades iniciadas em sala de aula.

"Nos primeiros dois anos de vida, é importante estimular a coordenação motora, deixando as crianças em espaço aberto para que desenvolvam as habilidades de andar correr e pular, por exemplo. Mas tudo deve ser feito ser forçar nada, deixando as crianças bem à vontade", complementa a professora Carlla Souza que auxiliou as atividades realizadas com a turma do Maternal.

Profissionais da saúde, a escola, professores ou pais podem identificar os problemas mais comuns de coordenação motora. Normalmente essa deficiência fica aparente na sala de aula e na escola, quando o desempenho motor da criança está abaixo do esperado e o comportamento é muito inferior às crianças de mesma idade. Algumas pesquisas internacionais indicam que cerca de 6% das crianças apresentam algum problema de coordenação ou dificuldade motora. Caso notado algum atraso perceptível, o pediatra deverá ser consultado para acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário