quarta-feira, 7 de julho de 2021

Segunda dose da Astrazeneca pode ser aplicada com 60 dias em Pernambuco



Em coletiva virtual realizada na tarde esta terça-feira (6), o Governo de Pernambuco anunciou a redução no prazo para aplicação da segunda dose do imunizante da Astrazeneca, contra a Covid-19. Antes aplicada num intervalo de 90 dias, agora a última dose do imunizante poderá ser aplicada em 60 dias.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a medida é indicada pelos fabricantes da vacina e visa a acelerar o processo de imunização da população. No Recife, a adesão à antecipação da aplicação do imunizante da Astrazeneca já foi anunciada, também no fim desta tarde.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), empresa que produz a vacina Astrazeneca no Brasil, a segunda dose do imunizante pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira dose. Por isso, a redução do tempo de aplicação no Estado segue as orientações já permitidas.

A decisão pela antecipação da segunda dose foi indicada pela Secretaria Estadual de Saúde e aprovada em uma reunião com a Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco.

De acordo com André Longo, cada município deverá agendar a segunda dose de acordo a disponibilidade local. Podendo ser entre 60 e 90 dias. "Essa decisão foi balizada pelo nosso comitê técnico científico estadual. Cada município deverá informar o período para marcação da segunda dose, levando em consideração a sua operacionalização vacinal e seus estoques", informou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário