terça-feira, 20 de julho de 2021

O café no centro das atenções - Confira mais um capítulo da série de artigos, assinada por Léo Lima, que enfatiza a importância do café para a cultura e economia de Taquaritinga no Norte

O Blog do César Mello segue com a sua viagem pela Capital do Café, Taquaritinga do Norte, através dos artigos escritos pelo secretário de Turismo, Léo Lima. À frente do posto desde o início deste ano, ele se diz um apaixonado pela cultura do café e a exalta como uma verdadeira joia rara, tanto para a economia, quanto para a cultura do município.

No capítulo de hoje Léo Lima fala sobre a reinserção de Taquaritinga no roteiro turístico pernambucano, como também, a articulação de cursos, oficinas e projetos voltados para o setor. Confira abaixo:

Turistas da capital procuram Taquaritinga do Norte para ter a experiência de colher o café

Percebemos que o caminho escolhido havia dado certo e o turismo em Taquaritinga começava a respirar novos ares. A cidade voltava a ser destino turístico. Mas não podíamos parar, à medida que o trabalho se consolidava era necessário continuar avançando.

Sendo assim percebemos a carência de guias ou condutores de turismo na cidade. Buscamos parceria com a Luck Viagens, maior operadora de turismo do norte-nordeste, para que fosse oferecido um treinamento a um grupo jovens da rede municipal de educação para que estes desempenhassem essa tarefa, de serem jovens condutores de turismo:

Os jovens em treinamento teórico e prático - Aqui os jovens já atuam, guiando grupos de turistas durante o Café Cultural. Inclusão social e colocando os nossos jovens desde cedo no mercado de trabalho.

Outra ação que julgamos de suma importância por a realização de um famtur, que consiste numa visita técnica de guias de turismo para avaliarem e oferecerem a cidade de Taquaritinga do Norte como uma opção de viagem para seus clientes. Buscamos agências e operadoras de turismo do Recife, apresentamos a nossa ideia e em Junho de 2019 realizamos o 1º famtour, certa de trinta guias de turismo veio passar um dia na cidade e conhecer os pontos turísticos.


Taquaritinga passa a chamar atenção, torna-se cada vez mais uma opção de destino dentro do estado de Pernambuco. Através de uma articulação nossa trouxemos para cá o seminário Bora Pernambucar, onde a secretaria de Turismo do estado visita e discute o turismo em cada região de desenvolvimento do estado. Taquaritinga foi sede no Agreste Setentrional, recebendo aqui além de toda a equipe da Setur-PE e Empetur, cerca de 20 prefeitos da região e seus secretários de Turismo.

Léo Lima
Um apaixonado pela cultura e pelo café

Nenhum comentário:

Postar um comentário