quinta-feira, 8 de julho de 2021

O café no centro das atenções - Léo Lima lança série de artigos que enfatizam a importância do café para a cultura e economia de Taquaritinga no Norte

A partir de hoje o Blog do César Mello apresenta uma série de artigos, escritos pelo atual secretário de Turismo de Taquaritinga do Norte, Léo Lima. À frente do posto desde o início deste ano, Léo é um entusiasta do café e exalta a cultura como uma verdadeira joia rara, tanto para a economia, quanto para a cultura da cidade.

No primeiro capítulo de nossa viagem à Capital do Café, Léo Lima fala sobre sua preocupação em mostrar que o turismo em Taquaritinga deve ir muito além da realização de ‘simples’ festas e relata a criação do Festival Café Cultural. Confira abaixo:

Turismo além das festas

Desde o início do governo em 2017 sempre tivemos total clareza que a forma com que o turismo em Taquaritinga vinha sendo tratado havia saturado, não teria mais como evoluir. Nos últimos 30 anos viu-se turismo apenas como festas, e com o agravante que nem se pensava em festas para um público de fora da cidade e sim, festas para os próprios munícipes.

Foi nesse sentido que começamos a elaborar e desenvolver um plano de ação que tirasse Taquaritinga da categoria de cidade com potencial turístico e a pusesse como cidade turística de fato.

Começamos resgatando o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O TURISMO DE TAQUARITINGA DO NORTE, elaborado em 2013 pelo SEBRAE. Entre tantos pontos, esse planejamento identificou a falta de uma identificação cultural. A partir desse norte, buscamos trabalhar o Café Arábica Típica, cultura tão forte e existente na cidade desde o início de sua fundação. O café em Taquaritinga jamais havia sido tratado como potencialidade e atrativo turístico.

Criamos assim o Festival Café Cultural, resgatando a memória da cidade que viveu no passado grandes festivais com o Circuito do Frio, evento promovido pelo governo do estado e descontinuado desde o ano de 2014. O grande diferencial do Café Cultural é que, ao contrário do circuito do fio, este é um evento pensado, elaborado, produzido, gerido e realizado na íntegra pela gestão municipal.


O Café Cultural não é uma simples festa com palco, som e bandas tocando, ele surge justamente para ser uma grande vitrine da cidade, trazendo quem ainda não a conhece vir à Taquaritinga pela primeira e quem já veio voltar a nossa cidade.

O Festival ele tem um sentido bem mais profundo e além do que muitas pessoas imaginam, um evento turístico de fato, pois lota toda nossa rede hoteleira antes mesmo do anúncio de sua programação, um evento que se interliga claramente com o desenvolvimento econômico, dado ao aquecimento do comércio local no período do festival, um evento cultural de artes integradas e sobre a valorização do nosso café, escolhido por nós para solucionar aquele problema identificado com no planejamento feito pelo SEBRAE em 2013.

Com um trabalho sério e constante de articulação, a partir do Festival as coisas começaram a fluir em Taquaritinga do Norte. Os sítios de Café que antes tinham como fonte de renda apenas a produção agrícola, passou-se ter um incremento com o turismo rural, abrindo suas portas para turistas que intencionavam conhecer a produção de café, trazendo desta forma uma renda extra para os produtores, agora com o Turismo Rural.

Léo Lima
Um apaixonado pela cultura e pelo café

Nenhum comentário:

Postar um comentário