terça-feira, 12 de junho de 2018

Espaço educativo e multimídia da Compesa recebe visitas de estudantes do Estado

Visitar espaços não formais de educação pode contribuir de forma significativa para a construção do conhecimento pelos estudantes, como um complemento do que é ensinado na escola. Com essa proposta, o Universo Compesa recebeu, nesta segunda-feira (11), a visita de 60 alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores, da rede particular de Bezerros, na região Agreste. “Os alunos aprenderam de forma lúdica e prazerosa a importância da água para a sociedade e para a natureza. Essa experiência vivida colabora para aquisição do conhecimento e não só reforça aquilo que eles aprendem em sala de aula, como vai além, se reflete na prática e nas atitudes deles”, observa o professor José Sivaldo Batista. O Universo Compesa é um espaço digital interativo e multimídia destinado à educação socioambiental, e funciona no térreo da sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Os alunos do 5º e 6º anos do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de jogos educativos e conheceram os recursos disponíveis no espaço (150 metros quadrados de área) como estações multimídias, com recurso touch scream, telões e maquetes em 3D de navegação simples e interativa, que mostram o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, e dicas de economia de água. "Aprendi um pouco sobre a história do saneamento em Pernambuco e da Compesa e principalmente, sobre como é importante a água doce, e que precisamos cuidar para não acabar. Eu vou levar essa lição para a vida", disse a estudante Mariana Lopes, 11 anos. "Para tratar a água dá muito trabalho. Então a gente pode economizar água em casa. No banho, não vou esquecer de fechar o chuveiro quando estiver usando shampoo e me ensaboando", contou Luiz Neto, de 12 anos.

O Universo Compesa é aberto ao público e oferece visitas mediadas - que podem ser agendadas gratuitamente - para todas as faixas etárias, como escolas de Ensino Fundamental e Médio, escolas técnicas, universidades, e até entidades sociais e grupos de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário