terça-feira, 19 de junho de 2018

Marília anuncia aliança com Silvio Costa para formação de chapa. Vice-presidente do PT diz que Silvio não passa de um 'cavalo de Troia' e avisa que Marília pode ser punida

Um dos maiores defensores da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment, o deputado federal Silvio Costa (Avante) fechou uma aliança com a vereadora do Recife e pré-candidata ao Governo do Estado Marília Arraes (PT) e será pré-candidato a senador em sua chapa. O anúncio ocorre na manhã desta terça-feira (19), em coletiva de imprensa, no Recife Praia Hotel.

Para os apoiadores da pré-candidatura de Marília, essa aliança minimiza as críticas com relação ao isolamento da vereadora dentro do partido - isso porque, para os que defendem uma aliança com o PSB, o PT não pode ficar no isolamento e a união com os socialistas significa ter mais chances na disputa eleitoral de outubro deste ano. E o anúncio do apoio de Silvio Costa dá certa robustez para a pré-candidatura dela. 

Até então sem palanque, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, que articula apoios pelo Interior, havia afirmado que está construindo a sua candidatura e que não descartaria a possibilidade de lançar-se de forma avulsa à Casa Alta. “Existe a possibilidade real de ser candidato sem coligação ou com partidos pequenos, sem candidato a governador”, declarou Costa. A aliança com Marília, por outro lado, pode ser a maneira encontrada para viabilizar essa chapa.

Apesar das articulações, ainda não é certo que Marília Arraes vai se candidatar ao Governo do Estado, pois o seu futuro depende do diretório nacional da sigla, que baterá o martelo no mês de julho. A união com o deputado federal traz o Avante para a chapa, o que dá uma certa força para a petista pleitear a chance de se candidatar ao Palácio do Campo das Princesas com a nacional. Enquanto isso, a vereadora se articula e aguarda uma posição do partido, que ainda negocia com o PSB. 

Ir para o palanque de Marília Arraes distancia cada vez mais o deputado federal Silvio Costa do senador Armando Monteiro Neto (PTB), com quem manteve uma relação muito próxima de aliado. “Minha relação pessoal com Armando é inabalável. Mas podemos estar em campos políticos diferentes”, ponderou nesta segunda. 

O petebista é pré-candidato a governador na chapa das oposições, que virá com o nome do deputado federal Mendonça Filho (DEM) para o Senado em uma das vagas. A outra estaria sendo cotada para ter o deputado estadual André Ferreira (PSC) ou o deputado federal Daniel Coelho (PPS), como tem sido ventilado nessa semana. A vice, por sua vez, deve ficar com o PSDB. 

O que disse o presidente do PT - Momentos após o anúncio da aliança do deputado federal Silvio Costa com a pré-candidata ao Governo do Estado Marília Arraes, o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, divulgou uma nota na qual afirma que a hipótese de coligação com o Avante “jamais foi apresentada ou debatida” na instância estadual. Ainda segundo Ribeiro, as decisões partidárias do partido em todo o País serão tomadas somente entre os dias 27 e 29 de julho.

O cavalo de Troia - Inconformado com o anúncio da aliança entre a vereadora Marília Arraes (PT) e o deputado federal Silvio Costa (Avante), para formação de uma candidatura própria para o Governo do Estado, o vice-presidente estadual do PT, Oscar Barreto, afirmou que o pré-candidato a senador não passa de um “cavalo de troia”. Para ele, o gesto da petista foi “a gota d’água” e, por isso, ela merece uma punição do partido que, na sua visão, já “bateu o martelo” e deve marchar ao lado do PSB nesta eleição.

De acordo com o dirigente petista, “essa brincadeira precisa parar e o partido não se negará a tomar uma posição política”. Prezamos para unidade, mas as coisas estão indo para uma cisão interna. “A vereadora e seu grupo tenta criar o tempo todo uma espécie de motim contra uma decisão nacional. Esse evento de hoje é mais um episódio disso. Silvio Costa é um cavalo de troia. Diz que está aqui mas está lá”, colocou Oscar Barreto, em entrevista ao programa Folha Política desta terça (19).

Oscar também disse que a executiva nacional sinaliza para a inclusão do PT na chapa do governador Paulo Câmara (PSB), para “sair do isolamento”.

Com informações do Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário