quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Verba federal - Bruno Araújo garante recursos para Pernambuco e prioriza Adutora do Alto Capibaribe

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, recebeu nesta terça-feira em Brasília o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no gabinete do Ministério das Cidades para tratar de investimentos no Estado.

A pasta informou que serão destinados recursos da ordem de R$ 350 milhões de empréstimos do FGTS, para a melhoria do saneamento básico dos pernambucanos. O Grande Recife, os municípios de Petrolina, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e entorno estão entre as áreas a serem beneficiadas.

As obras serão de abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos e tratamento de esgotos. “Sabemos da importância em investir no saneamento básico de Pernambuco e de todo país. E estamos trabalhando para que o Estado receba os recursos provenientes dos programas do Ministério das Cidades, da forma mais rápida para iniciar as melhorias”, disse Bruno Araújo, sem divulgar fotos do encontro.

Durante a reunião, Bruno Araújo disse que o Ministério das Cidades tem a previsão de inaugurar mais moradias do Minha Casa Minha Vida, em Pernambuco, para melhorar a qualidade de vida da população.

Dentre as obras que o Governo do Estado pretende tomar empréstimo para viabilizar o seu andamento, destacam-se: Ampliação dos Sistemas de Água em Morros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, e nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Caetés, Capoeiras, Camaragibe, Custódia, Garanhuns, Gravatá e Ipojuca. 

Também foi priorizada pelo governador a Adutora do Alto Capibaribe, que atenderá 8 municípios do Agreste Setentrional (Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Vertente do Lério). 

Na área de esgotamento sanitário, o Governo de Pernambuco pretende destinar mais de R$ 100 milhões para ampliação dos sistemas de Recife e Petrolina. 

A reunião desta terça-feira contou com as presenças do presidente da Compesa, Roberto Tavares, do assessor especial do Ministério das Cidades, Olavo Andrade, e do secretário-executivo do Ministério, Marco Aurélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário