segunda-feira, 13 de março de 2017

Na Paraíba - Prefeitura vai armar a guarda municipal com espingardas calibre 12

A Prefeitura Municipal de Cabedelo vai armar a guarda civil com espingarda calibre 12. A iniciativa começou na semana passada com um curso de capacitação para o manuseio da arma para os homens da tropa, que é composta por 230 homens, dos quais 74 estão autorizados pela Polícia Federal a usar revólver e armamento pesado em serviço. “Se ocorrer alguma tragédia por manuseio indevido da arma a responsabilidade é da Prefeitura em ação regresso”, disse o delegado da PF, Raone Aguiar.

A secretaria de Segurança Municipal e Defesa Civil da Prefeitura diz que atende ao que determina a Lei Federal nº 13.022/2014, e que os instrutores do curso são credenciados junto ao Departamento de Polícia Federal.

O vereador Eudes Souza (PTB) é contra o uso de armamento pesado pela Guarda Municipal. “É um perigo até para eles mesmos”, alerta o vereador.

Eudes Souza teme ainda pelo psicológico dos homens da guarda. “Eu não sei se eles estão preparados para usar e manusear uma arma como a espingarda 12, com alto poder de fogo”, alega o vereador ao lembrar que já teve uma carreira militar e sabe da destruição que essa arma pode provocar”.

O vereador do PTB lembra ainda que a guarda municipal de Cabedelo, em sua maioria, é composta por homens de meia idade e que nunca foram preparados psicologicamente para usar armamento pesado. “É uma responsabilidade muito grande”. 

Para o secretário Isaías Vieira, armar a guarda é um compromisso da gestão com a segurança pública do município, visando atender a população da melhor forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário