segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Fernando Aragão coloca em xeque desempenho da Educação de SCC: “Os números podem ser manipulados”. Joselito rebate: “Dizer que os números são ‘inventados’ é antes de tudo desqualificar o trabalho dos professores de Santa Cruz do Capibaribe”

O ex-vereador Fernando Aragão voltou a criticar a gestão do prefeito Edson Vieira. Desta vez o alvo foi a educação pública de Santa Cruz do Capibaribe. Em entrevista concedida ao comunicador Marcondes Moreno, Fernando colocou em xeque a funcionalidade do Centro de Educação Infantil e os números de avaliações, como IDEB e IDEPE, celebrados pela gestão municipal como verdadeiras conquistas. 

Para Fernando, o Centro de Educação Infantil, não é apropriado para as crianças que o frequentam no dia-a-dia. “Fizeram um centro de educação infantil onde era o Mercado de Farinha de Santa Cruz, com uns quartinhos e sem espaço para o lazer das crianças”, disse ele.

Já sobre os números do IDEB apontam Santa Cruz como a melhor educação do Agreste e do interior de Pernambuco, Fernando duvidou dos números. “Os números podem ser manipulados. Se Santa Cruz tem a melhor educação, não quero imaginar qual seria a pior educação”, findou o ex-vereador no papo com Marcondes Moreno. 

Joselito rebateu Fernando. Enviou nota à imprensa, onde ele retruca as frases e afirmações do ex-vereador. “Lamento a falta de respeito e de informação do mesmo à respeito do que vem acontecendo na Educação Publica Municipal. Vivemos um novo tempo sim, vários avanços são notados em nossa Educação, e os números cresceram (e ainda vão crescer mais para desespero dele) em função de vários ajustes que foram feitos pela equipe atual, montada pela gestão Edson Vieira para ficar à frente da Educação”, disse ele. 

“Sempre disse e torno a dizer que ‘A alma da Educação é o professor’. Sempre tivemos uma maioria de professores competentes, empenhados em fazer a diferença. Entretanto durante 12 anos tivemos uma esquipe à frente da Educação que estava, no mínimo, ‘acomodada’”, disse Joselito, que seguiu, “Nossa equipe deu um novo rumo a Educação através de medidas significativas, que fizeram a diferença, tais como fechamento do turno noturno para os alunos do Ensino Fundamental Regular, criação dos polos da EJA, investimentos na base, que é a Educação Infantil com a criação dos Centros Municipais de Educação, implantação dos Aulões Especiais nos anos finais do Fundamental I e II”. 

Joselito ainda citou o que são para ele, os principais motivos das altas notas nos exames de avaliação. “Colocamos gestores à frente das escolas que fazem Educação com amor, abrimos as portas da Secretaria de Educação para todos os professores, valorizamos os professores e garantimos todos os direitos aos mesmos. Somos a cidade do interior que mais paga bem ao professor, e ainda mantivemos os 10% acima do salário base. Tudo isso é muito mais vem feito a Educação de Santa Cruz do Capibaribe obter números expressivos do IDEB e IDEPE. E ainda matamos a “evasão escolar”, monstro que rondava a nossa Educação”. 

Para finalizar, o secretário de Educação ‘cutucou’ o ex-vereador, dizendo que tais números e dados o incomodam e que sente pena do mesmo, por ele não reconhecer o trabalho executado no Centro de Educação Infantil. “Isso incomoda o ex-vereador e a oposição porque eles não aceitam que a Educação antes era gerida de forma incompetente. Dizer que os números são ‘inventados’ é antes de tudo desqualificar o trabalho dos professores de Santa Cruz do Capibaribe. Eu tenho é pena de Fernando Aragão pelo ódio que ele destila em relação ao Centro Municipal de Educação, que é um sucesso, quer ele queira ou não. E o convido a visitar o espaço para que “em público” ela venha pedir desculpas aos professores e a essa equipe que tem feito um trabalho na Educação que é referência no Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário